Ameafricanos.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), recebeu a comitiva do Ministério da Igualdade Racial do Brasil, nesta quarta-feira, 3 de abril, marcando um momento na cooperação bilateral entre Cabo Verde e Brasil. Este encontro no campus do Palmarejo Grande assinala o início de uma nova etapa do programa "Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul", destinado a fomentar a igualdade racial e a enriquecer o intercâmbio cultural e académico entre os dois países.

A comitiva do Ministério da Igualdade Racial, liderada pela Secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Márcia Lima, e composta pelo Diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo, Yuri Silva; pela Coordenadora-geral de Cooperação para a Justiça Racial e Combate ao Racismo, Katia Regis; pelo Coordenador de Monitoramento de Políticas para Juventude Negra, Adriano Fiúza; e pela Chefe de Divisão da Coordenação de Justiça Racial e Superação do Racismo, Iyaromi Ahualli. Eles foram recebidos pela Vice-Reitora para as áreas de Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, Sandra Freire, em representação do Magnífico Reitor, José Arlindo Barreto. A receção também contou com a presença de membros da equipe reitoral e o Assessor para Cooperação, Internacionalização e Mobilidade, Bruniguel Andrade.

No decorrer do encontro, a gratidão e a expectativa em relação à cooperação foram expressas de forma eloquente pela Vice-reitora. "Gostaríamos de estender os nossos mais sinceros agradecimentos à comitiva liderada pela Dra. Márcia Lima, do Ministério da Igualdade Social do Brasil. Receber tais personalidades é sempre uma honra para nós, simbolizando um passo significativo na execução e coordenação de políticas públicas que promovem a igualdade racial," sublinhou Sandra Freire, sublinhado a importância da diversidade racial na construção identitária dos dois países existe a expetativa de que "esta visita técnica promova a aproximação entre as nossas instituições e países, culminando em ações concretas que refletem o nosso compromisso partilhado com a igualdade racial e o combate ao racismo." 

A Secretária Márcia Lima partilhou a visão e os objetivos do programa "Caminhos Amefricanos": "A essência deste projeto é elevar a qualidade do ensino em matérias de igualdade racial no Brasil e, simultaneamente, proporcionar aos nossos docentes a oportunidade de conhecer outras culturas e realidades, como a de Cabo Verde, enriquecendo assim as suas abordagens pedagógicas." Este programa visa a melhoria da educação antirracista no Brasil como também pretende reforçar os laços culturais e académicos entre o Brasil e Cabo Verde, promovendo um intercâmbio enriquecedor de conhecimentos e entendimento mútuo.

Em novembro deste ano, a Uni-CV está agendada para receber 50 estudantes brasileiros num intercâmbio de 15 dias, integrado no "Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul". Este reforço da cooperação entre Cabo Verde e o Brasil ambiciona combater o racismo e promover a igualdade racial, através da educação e do intercâmbio cultural.

O "Programa de Intercâmbios Sul-Sul Caminhos Amefricanos" é uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Igualdade Racial e da Educação do Brasil, concebida para incentivar o intercâmbio educacional antirracista, através da partilha de experiências, saberes e políticas públicas entre países africanos e da diáspora africana, destinada a docentes e estudantes de licenciatura. No primeiro ano do programa, estão previstos intercâmbios com Cabo Verde, Colômbia e Moçambique, com início marcado para 2024.

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account