basilio.jpg À medida que se aproxima a data de entrega do Prémio Canárias 2024 na categoria Investigação e Inovação sobre o prémio, ao Prof. Basilio Valladares Hernández, Professor Emérito da Universidade e la Laguna, Tenerife no dia 30 de maio, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) destaca o seu papel crucial na evolução e fortalecimento da área de saúde em Cabo Verde

Desde o início da Uni-CV em 2006, Basilio Valladares Hernández, então presidente do Instituto de Enfermidades Tropicales das Canárias, estabeleceu uma parceria produtiva com a universidade, mobilizando financiamentos e oferecendo oportunidades de formação avançada e participação em projetos aos  docentes e estudantes.

Uma frutífera cooperação 

A cooperação com Uni-CV começou com o apoio aos docentes para fazerem mestrados e doutoramentos nas universidades de Canárias, criando um grupo robusto de especialistas na Uni-CV, muitos dos quais ligados ao Instituto de Enfermidades Tropicales.  

A instalação do Laboratório de Biologia Molecular na Uni-CV, financiada pelo Cabildo de Tenerife, marcou outro passo importante desta colaboração, estabelecendo a primeira infraestrutura desse tipo no país e permitindo avanços na investigação e no combate a doenças tropicais e as transmitidas por vetores.

Além disso, como codiretor de Campos África, um evento bienal que combina formação científica intensiva com atividades de cidadania, Prof. Valladares tem sido fundamental na formação prática e teórica de estudantes da Uni-CV. 

Um legado de solidariedade e ciência

O docente e investigador da Uni-CV, Prof. António Correia e Silva, o primeiro Reitor da Universidade, refletindo sobre a parceria, sublinha a dívida de gratidão da Uni-CV para com o Prof. Valladares, não apenas pelo seu empenho científico, mas também pela sua incansável promoção da cooperação. "Valladares não é só um grande cientista, mas também um grande promotor da cooperação científica, escolhendo Cabo Verde e a Uni-CV como parceiros preferenciais," destaca Correia e Silva.

A Uni-CV aproveita este momento para expressar a sua profunda gratidão e reconhecimento, antecipando continuadas e frutíferas colaborações. Este prêmio honra o compromisso e as realizações do Prof. Basilio Valladares, mas também reafirma o valor da parceria entre as Canárias e Cabo Verde, um testemunho do poder da cooperação internacional em educação e saúde.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account