Realizou-se a 12 de janeiro, no Auditório 102 do Edifício 8 da Universidade de Cabo Verde, a final do Concurso de Caligrafia Chinesa do ano 2024. O evento, promovido pelo Instituto Confúcio na Uni-CV, contou com a participação inicial de 65 concorrentes oriundos das escolas secundárias da Praia, S. Domingos, Assomada e Sta. Catarina de Santiago, tendo sido selecionados para a fase final 30 participantes, dos quais 7 são estudantes da Universidade de Cabo Verde.
O júri, constituído pelo Diretor Chinês do Instituto Confúcio na Uni-CV, He Jianing, pela Coordenadora e professora do Curso de Licenciatura em Estudos Chineses, Lilyan Barros, e pela Professora de Mandarim, Zhang Jing, avaliou as competências caligráficas dos participantes. Este concurso, além de fomentar a cultura e a arte da caligrafia chinesa, ambiciona despertar nos alunos do secundário e do ensino superior o interesse pelo aprendizado do mandarim e pelo conhecimento da história desta arte ancestral.
Os concorrentes foram desafiados a transcrever poemas chineses consagrados, demonstrando uma caligrafia precisa, clara e esteticamente apelativa. Os vencedores foram agraciados com certificados e prémios monetários, destacando-se nas categorias seguintes: 1º Lugar - Jessica Silva, Luana De Brito e Ludmila Garcia; 2º Lugar - Ailton Tavares, Ediane Tavares e Edmilson Santos, entre outros; 3º Lugar - Jennifer Semedo, Djenine Tavares e Silvania Tavares, juntamente com outros participantes talentosos. Foram também atribuídos Prémios de Excelência a Neiva Semedo, Abiana Oliveira, Lidiane Freire, entre outros.
O Instituto Confúcio na Uni-CV sublinha a importância deste evento tanto no enriquecimento curricular dos estudantes como na desmistificação de preconceitos sobre a escrita de caracteres chineses e o aprendizado da língua chinesa. Este concurso transcendeu a mera demonstração de habilidade, representando uma verdadeira celebração da interculturalidade e do respeito mútuo. Com o êxito desta iniciativa, espera-se que mais estudantes sejam incentivados a explorar a língua e a cultura chinesas.