Eventos Uni-CV

Dia Internacional da Tolerância Zero Contra a Mutilação Genital Feminina

genital.jpg

TZCMGF.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), através do seu Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) e a Alta Autoridade para a Imigração (AAI), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para População (UNFPA), realizam uma atividade alusiva ao Dia Internacional da Tolerância Zero contra a Mutilação Genital Feminina (MGF), nesta quarta-feira, dia 7 de fevereiro de 2024, das 14h30 às 18h, no auditório 102, Edifício E8 do Campus do Palmarejo Grande. 

 Sob o lema “Sua voz: Seu futuro. Investir nos movimentos liderados por sobreviventes para pôr fim à MGF”, a cerimónia de abertura contará com a presença do Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, do Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto e do representante do UNFPA-Cabo Verde, David Matern. 

O evento visa contribuir para uma compreensão e reflexão sobre a temática da MGF, bem como apresentar as linhas gerais e os resultados preliminares do Projeto-Piloto para a abordagem da MGF em Cabo Verde. O evento contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais, incluindo representantes da Guiné-Bissau, para falar das experiências de prevenção e abandono da prática da MGF.

O Dia Internacional da Tolerância Zero contra a Mutilação Genital Feminina (MGF) comemora-se anualmente a 06 de fevereiro. A data foi consagrada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2003, tendo como principal objetivo denunciar a prática, existente em diferentes países africanos, do Médio Oriente, e da Ásia, bem como em comunidades migrantes na Europa, no continente Americano e Austrália. As Nações Unidas alertam para o risco de 4,2 milhões de meninas serem vítimas dessa prática nociva, este ano. De acordo com as estimativas, existem mais de 200 milhões de sobreviventes.  Em resposta, Cabo Verde tem adotado medidas, como a criminalização da MGF no Código Penal, refletindo o compromisso do país com a proteção dos direitos das mulheres e meninas.

Programa (.pdf)

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account