Eventos Uni-CV

Lançamento de livro | Probabilidade e Estatística - Fundamentos (Volume I - Probabilidade)

Foto_Adilson.png

Lançamento do livro Probabilidade Estatística Fundamentos vol 1 Site

No dia 19 de janeiro, pelas 17h00, a Universidade de Cabo Verde será palco do lançamento da mais nova obra do Doutor Adilson da Silva, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologias.

“Probabilidade e Estatística - Fundamentos (Volume I - Probabilidade)” é um manual que apresenta os fundamentos teóricos da teoria de probabilidade essenciais para o estudo e a compreensão da Estatística, cujos conteúdos são apresentados numa perspectiva simplista, de modo a que qualquer aluno, munido das ferramentas de cálculo infinitesimal básico, poderá estudar e assimilá-los sem ter que se confrontar com fundamentações teóricas embebidas de conteúdos abstratos.

O livro, de acordo com o autor, é destinado aos estudantes que frequentam as disciplinas de Probabilidade e Estatística I, Probabilidade e Estatística II, Estatística I, Estatística II, etc., dos cursos de licenciaturas em diversas áreas científicas, nomeadamente Matemática, Estatística, Engenharias, Ciências de Materiais, Economia, Gestão e Finanças.

Nota bibliográfica

Adilson de Jesus Martins da Silva é Licenciado em Matemática Pura pela Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal, e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma Universidade. Em Fevereiro de 2017 obteve o título de Doutor em Matemática Aplicada, com especialização em Estatística e Gestão de Risco, pela Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal. É Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) desde 2018, tendo interrompido a carreira docente para, em comissão de serviço, ocupar o cargo de Diretor do Departamento de Estatísticas Demográficas e Sociais (DEDS) do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde, com efeitos a partir de Julho de 2022. De Outubro de 2011 a Dezembro de 2017, ocupou a posição de (Docente) Assistente Graduado no extinto Departamento de Ciências e Tecnologia da Uni-CV.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account