docentes_ECAA_artigos_2024.jpg

Uma investigação realizada por docentes da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e da Universidade Técnica do Atlântico (UTA) foi recentemente publicada no Brazilian Journal of Animal and Environmental Research (BJAER), trazendo a luz sobre as práticas agrícolas sustentáveis em Cabo Verde. O estudo, encabeçado pelos Professores Erik Sequeira e Vladmir Silves Ferreira (ambos da Uni-CV) e Isaurinda Baptista (UTA), focou-se em avaliar o impacto da redução da rega em combinação com a aplicação de níveis ótimos de nitrogénio na produtividade do tomate.

Conduzida em três municípios distintos da Ilha de Santiago - São Domingos, São Lourenço dos Órgãos e Santa Cruz -, a investigação visou explorar como variações na irrigação e na fertilização nitrogenada influenciam a produção desta cultura essencial. Os resultados indicam que diminuir a quantidade de água de irrigação em 25%, aliado a uma fertilização de 80 kg de nitrogénio por hectare, não compromete a produção de tomate, antes potencia a eficácia da água e do tomate produzido.

Este achado é de especial relevância no contexto de Cabo Verde, onde a escassez de água representa um desafio significativo, pressionando as práticas agrícolas tradicionais. O estudo propõe uma alternativa sustentável que pode mitigar os custos associados à produção e ao consumo de água, incentivando a adoção de métodos de irrigação mais eficientes por parte dos agricultores locais.

A investigação observou ainda a abertura dos agricultores para integrar novas práticas de rega, apesar da limitada experiência com métodos alternativos e do impacto reduzido do consumo de água nos custos de produção. Conclui-se, portanto, que a gestão eficiente da água, combinada com uma fertilização adequada, representa uma abordagem tanto viável quanto benéfica para a sustentabilidade da agricultura cabo-verdiana.

Contudo, o estudo recomenda a realização de mais investigações para confirmar estes resultados promissores e expandir o conhecimento sobre práticas de irrigação eficazes. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account