Um grupo de alunos do Curso de Estudos Superiores Profissionalizantes (CESP) da Uni-CV da área de Micro-irrigação e Novas Tecnologias de Produção Agrícola, desloca-se nesta terça-feira, 03, à Itália para um estágio profissional de três semanas.

Segundo o coordenador local da Uni-CV, Carlos de Pina, os alunos, concluíram com êxito a parte curricular teórica e este estágio enquadra-se no processo de desenvolvimento de actividades extracurriculares como forma de estreitar parcerias e intercâmbios.

A deslocação à Itália enquadra-se no intercâmbio que se iniciou no ano lectivo 2009/2010 entre um grupo de estudantes do Instituto Técnico Agrário da Província de Bolzano, região Autónoma do Norte da Itália, e alunos da Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa em São Filipe e depois, com abertura de CESP, alargados a um grupo de alunos deste nível de ensino.

Aquisição de conhecimento, por meio de permutas e trocas de experiencias, a formação humana, o desenvolvimento de novos horizontes, a promoção de um conhecimento prático, o enriquecimento de currículo, preparação para a formação superior e profissional, surgimento de novas abordagens e actividades práticas geradoras de conhecimentos aprofundados e diferenciados são os propósitos e objectivos da deslocação dos alunos à Itália.

Franz Egger, professor no Instituto Técnico Agrário de Ora, província de Bolzano e responsável pela realização do intercâmbio, disse à Inforpress que os alunos vão estagiar directamente com produtores da região que estão devidamente identificados.

As áreas de transformação de frutas, fabrico de queijo, enxertia e produção de plantas nos viveiros, vinificação e produção de destilados, compostagem, hidroponia e secagem de frutas, transformação do café, são alguns sectores em que os alunos vão adquirir conhecimento prático que poderão servir na vida futura.

Este é a segunda vez que alunos de São Filipe se deslocam a Itália, a primeira ocorreu em Setembro de 2011.

Os alunos já tinham recebido por duas vezes grupos de alunos do Instituto Técnico Agrário de Ora que tem programado uma terceira missão à ilha do Fogo para Março de 2014, no quadro do intercâmbio.

Além do intercâmbio, o instituto disponibilizou um conjunto de equipamentos para a transformação de frutas que vai ser instalado na escola secundaria de Ponta Verde, zona norte de São Filipe, que abre portas no ano lectivo 2013/14, visando o aproveitamento das frutas produzidas na região.

Se os equipamentos forem bem aproveitados e garantir algum sucesso, numa segunda fase, aquele instituto, segundo Franz Egger, poderá disponibilizar os equipamentos para a produção de queijo.


Pin It