LEMBRANDO AMÍLCAR CABRAL

Por ocasião do 89º aniversário de um dos maiores obreiros da Nação Caboverdiana, a Cátedra que leva o nome de Amílcar Cabral não pode deixar passar despercebida a data de 12 de Setembro.

E porque  "A Cátedra Amilcar Cabral é um espaço académico com natureza de centro de investigação e extensão de carácter trans, pluri e interdisciplinar que, em estreita colaboração e sintonia com outras estruturas académicas da Uni-CV, promove a investigação, a formação e a extensão do conhecimento, em matéria de cultura, em geral, bem como o resgate e a promoção da história e do património cabo-verdianos, em particular, e, ainda, do pensamento e da obra Amílcar Cabral, designadamente como humanista, homem de cultura, politico e dirigente de libertação nacional, diplomata e agrónomo", a celebração da data natalícia do patrono da Cátedra tinha que estar de acordo com os objectivos da instituição.

Ora, esses objectivos visam, fundamentalmente, a promoção da investigação, da formação e da extensão do conhecimento, particularmente em matéria da cultura caboverdiana, bem como ainda do legado de Amílcar Cabral.

Assim sendo, a Cátedra Amílcar Cabral programou algumas actividades em saudação ao 12 de Setembro, mas com realização prevista para o mês de Novembro, já que em Setembro o funcionamento da Uni-CV está a meio gás.

Assim sendo, Prevê-se para o próximo mês de Novembro as seguintes actividades: inauguração da sede da Cátedra Amílcar Cabral; realização de uma mesa-redonda sobre "A Infância de e em Amílcar Cabral", bem como ainda "Algumas Notas sobre a Poética de Juventude de Amílcar Cabral.

Prevê-se ainda uma segunda mesa-redonda sobre as oito dissertações do Mestrado de Crioulística e Língua Caboverdiana, dissertações essas que serão defendidas no decurso do mês de Setembro e Novembro de 2013. Os resultados dessa mesa-redonda serão depois publicados num número especial da revista Desafios..., órgão de divulgação científica da Cátedra Amílcar Cabral.

Ainda para assinalar o primeiro aniversário da Cátedra A. Cabral e o 89º aniversário de nascimento do seu patrono, prevê-se a publicação do número zero da revista Desafios..., toda ela preenchida com trabalhos voltados para três linhas de investigação: a) Cultura, Línguas e Literaturas; b) Legado de Amílcar Cabral, Ciências Agrárias e Ambientais; c) Património Histórico, Ciências Sociais, Humanas e Pedagógicas.

Informo ainda que a primeira mesa-redonda será animada por membros da Cátedra Amílcar Cabral e por organizações Juvenis convidadas. A segunda mesa-redonda será animada pelos orientadores das dissertações do Mestrado de Crioulística e Língua Caboverdiana e pelos respectivos membros do Júri da defesa. Prevê-se ainda a participação dos autores das dissertações.

                                                                                                   Praia, 9 de Setembro de 2013

                                                                                           O Director da Cátedra Amílcar Cabral

                                                                                                          Manuel Veiga, Ph.D.

Pin It