lista-dos-candidatos.jpg

Transpomar, Cabana Ideias – ECO, Conservação de Pescados & Loja com Materiais de Pescado, Paraíso dos Mariscos, Oficina de Transformação de Pescado, Formação, Tratamento e Conservação do Pescado, Loja de Materiais de Pescado e Tratamento e Conservação do Pescado são as ideias de negócios selecionadas para a fase final do Programa de Empreendedorismo Marítimo. Esta iniciativa visa a exploração da inovação para o desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras de Cabo Verde.  Após as primeiras fases de treinamento e identificação de ideias de negócios sustentáveis, no dia 28 de fevereiro, o júri do programa escolheu os oitos projetos comerciais que irão passar à fase final, de pré-incubação.

Esta iniciativa, promovida pela Universidade de Cabo Verde, o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) e o Campus do Mar da Universidade de Vigo, em Espanha, destina-se a jovens, na maior parte desempregados, e fornece infraestruturas e conselhos, tutoria e apoio financeiros para estimular a criação de novas empresas sustentáveis no setor marítimo. O júri, composto pelo coordenador técnico do projeto, representante da Universidade de Cabo Verde; pelo Instituto Nacional para o Desenvolvimento das Pescas e pela Cooperação Espanhola, avaliou os quinze projetos apresentados, seguindo critérios como a viabilidade técnica e económica, caráter inovador, sustentabilidade ou impacto potencial no território, relação com a economia azul, entre outros.

Os membros do júri enfatizaram a qualidade das ideias apresentadas e valorizaram muito positivamente o esforço, a criatividade e a motivação dos participantes do programa. A próxima fase iniciará no dia 19 de março onde os oito selecionados vão receber assistência técnica aos 8 projetos selecionados para a fase de pré-incubação e os empreendedores irão fazer o seu plano de negócio e tomar a decisão se põe em marcha o seu projeto.

O programa EMPREAMAR CV é financiado pela Agência Espanhola da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), com as comparticipações da Uni-CV, Instituto Nacional Desenvolvimento de Pescas e Campus do Mar da Universidade de Vigo.

Lista Homologada dos Promotores Selecionados para terceira fase (.pdf) 

Pin It