Dois grupos de estudantes da Uni-CV – quatro de graduação e três de pós-graduação em Estudos Ingleses – partem, brevemente, para Boston, onde, na Bridgewater State College (BSC), vão frequentar um semestre e um ano lectivo, respectivamente.

Até 18 de Dezembro do corrente ano, o grupo de estudantes de licenciatura vai participar num programa de intercâmbio com essa Universidade Americana, dedicando-se a um programa específico para estrangeiros, que tem como objectivo o aperfeiçoamento do ensino da língua inglesa como língua estrangeira.

Segundo o professor americano na Uni-CV, Robert Sarwark, este intercâmbio constitui uma oportunidade de os estudantes da universidade pública viverem um semestre inteiro num país anglófono. Esta é a segunda vez que estudantes de licenciatura da Uni-CV beneficiam desse programa implementado no âmbito do protocolo de cooperação existente entre a BSC e a UNI-CV e que, já em 2008, contemplou cinco estudantes.

A nível do mestrado em Estudos Ingleses, a Uni-CV vai enviar três estudantes que, ao longo de um ano lectivo, vão frequentar o BSC e o propósito é aperfeiçoarem as suas capacidades e conhecimentos nas áreas de metodologias e novos métodos do ensino do inglês como língua estrangeira. Todos são professores de inglês e vão aproveitar essa oportunidade também para escrever o seu trabalho de monografia.

Como explicou o professor Robert Sarwark, a selecção desses estudantes obedece a alguns critérios, nomeadamente ter um nível bem alto de desempenho na língua inglesa, ser bom aluno, ter bom comportamento e maturidade, para além de preencher um formulário de aplicação.Paralelamente, está-se a trabalhar a ideia de trazer para Cabo Verde professores americanos para aperfeiçoarem as suas habilidades no ensino das línguas cabo-verdiana de portuguesa.

A Bridgewater State College é uma das primeiras instituições nos EUA em tecnologia e ensino superior. Tentaremos usar a nossa posição lá para ajudar a Uni-CV a desenvolver ainda mais a sua tecnologia.

O seu presidente, Dana Mohler-Faria, é um americano de origem cabo-verdiana e uma ilustre figura da diáspora crioula nos Estados Unidos da América. É o único negro entre 11 presidentes na história da Bridgewater State College e o segundo cabo-verdiano-americano a presidir uma instituição de ensino superior nos Estados Unidos.

Esteve de visita à Uni-CV, à frente de uma delegação da BSC, em finais de Março deste ano, altura em que assinou o acordo de cooperação que ofereceu vagas para graduação e pós-graduação para estudantes cabo-verdianos nas áreas de educação e ciência de computação.

 
Pin It