diafilosofia
COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DE FILOSOFIA
17 DE NOVEMBRO DE 2011
O Curso de Filosofia/Departamento de Ciências Sociais Humanas da Universidade de Cabo Verde realiza nos dias 16,17, 18, 24 de Novembro de 2012 um conjunto de actividades comemorativas do Dia mundial de Filosofia da Filosofia, assinalado pela Organização das Nações Unidas para a Ciência Cultura e Educação (UNESCO) e pela sua representação em Cabo Verde.
Estas actividades abrangem várias iniciativas, desde o âmbito audiovisual (cinema, exposições), a conferências, debates e apresentação de peças de teatro que incidem na problemática filosófica.
Café Filosófico: “Filosofia visto pelos amigos de Filosofia”:
Para o dia 18, propõe-se uma actividade de carácter informal onde os convidados apresentarão discutem livremente ideias. Denominamos esta actividade Café Filosófico: “Filosofia visto pelos amigos de Filosofia” – uma espécie de espaço público onde actores da sociedade civil discutem e argumentam temáticas ou motes filosóficos propostos.
Sublinhamos a pertinência desta iniciativa para a dinamização cultural do meio académico e para fomentação de espaços de discussão de ideias e problemáticas atinentes à sociedade civil. Propomos como mote de discussão o seguinte tema: “As ideias filosóficas e a reflexão intelectual e espiritual têm contribuído para o progresso da sociedade cabo-verdiana?”. O Café filosófico terá início às 16 horas no refeitório da UNICV, site em Palmarejo.
Fórum: “ O Espaço da Filosofia no mundo contemporâneo”:
Será realizado um Fórum, tendo como centro de debate a problemática d´O ESPAÇO DA FILOSOFIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, onde se desenvolvem temas fundamentais da Filosofia na actualidade incidindo nos âmbitos da ética, filosofia social e política, filosofia da ciência, filosofia da educação, fenomenologia e estética.
O objectivo do debate visa uma discussão sobre a emergência de novos paradigmas no panorama filosófico contemporâneo e da sua incidência no ensino e investigação em Cabo Verde. A discussão da temática visa entender o espaço que a Filosofia ocupa entre as outras ciências para compreensão dos problemas do mundo actual.
Aproveitamos para vos convidar a participar com apresentação de temas. Os formatos dos temas devem ter no máximo de 5 páginas, letra 12 Time New Roman ou Arial a serem enviados para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


O Curso de Filosofia/Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Cabo Verde realiza, nos dias 16,17, 18 e 24 de Novembro de 2011, um conjunto de actividades comemorativas do Dia Mundial da Filosofia, assinalado pela Organização das Nações Unidas para a Ciência, Cultura e Educação (UNESCO) e pela sua representação em Cabo Verde. Estas actividades abrangem várias iniciativas, desde o âmbito audiovisual (cinema, exposições), a conferências, debates e apresentação de peças de teatro que incidem na problemática filosófica.

Para o dia 18, propõe-se uma actividade de carácter informal em que os convidados discutirão livremente ideias. Denominamos esta actividade Café Filosófico: "Filosofia vista pelos amigos da Filosofia". Trata-se uma espécie de espaço público onde actores da sociedade civil discutem e argumentam temáticas ou motes filosóficos propostos. Sublinhamos a pertinência desta iniciativa para a dinamização cultural do meio académico e para a fomentação de espaços de discussão de ideias e problemáticas atinentes à sociedade civil. O primeiro mote de discussão versa sobre o tema: "As ideias filosóficas e a reflexão intelectual e espiritual têm contribuído para o progresso da sociedade cabo-verdiana?". O Café Filosófico terá início às 16 horas no refeitório da Uni-CV, situado em Palmarejo.

Será realizado também um Fórum, tendo como centro de debate a problemática d´O Espaço da filosofia no mundo contemporâneo. Desenvolver-se-ão temas fundamentais da Filosofia na actualidade, incidindo nos âmbitos da ética, filosofia social e política, filosofia da ciência, filosofia da educação, fenomenologia e estética. O debate visa a uma discussão sobre a emergência de novos paradigmas no panorama filosófico contemporâneo e da sua incidência no ensino e investigação em Cabo Verde. Com essa temática, pretende-se entender o espaço que a Filosofia ocupa entre as outras ciências para a compreensão dos problemas do mundo actual.

Os interessados podem participar com apresentação de temas, que devem ser enviados para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Os temas devem ter no máximo 5 páginas, letra 12 Time New Roman ou Arial.

PROGRAMAÇÃO

DIA 16 a 18 Novembro
9:00-18:00 – Exposição sobre a vida dos grandes filósofos
Grandes máximas filosóficas em destaque
10:00-18:00 – Momento audiovisual da filosofia
Projecção de filmes
Momentos de comentários filosóficos

DIA 17 Novembro
15:00 – Tarde de encenação
16:00 – Disputatio Público – hermenêutica teatral sobre o tema da existência

DIA 18 Novembro
8:00 – Partida de Futebol (Feminino e Masculino) entre alunos de Filosofia e Equipa de Santo Antão.
16:00 – Café Filosófico: "A Filosofia vista por amigos da filosofia"

DIA 24 Novembro
8:30-12:00 - Fórum: O espaço da Filosofia no mundo contemporâneo
Pin It