Na constante dinâmica que envolve a Universidade de Cabo Verde, destaca-se, no final de novembro e início de dezembro, o Departamento de Engenharias e Ciências do Mar, DECM/Uni-CV São Vicente, que esteve envolvido em várias atividades de reconhecido relevo.

No dia 30 de Novembro de 2012, a Secção de Formação Marítima (SFM-DECM) foi submetida a uma auditoria de certificação. Após um longo período de trabalho incansável de toda a equipa, foi concedida à SFM a qualificação para certificação segundo a norma ISO 9001. Com essa qualificação para certificação, é dado um grande passo na permanência de Cabo Verde na lista branca dos países formadores de marítimos. Nas palavras do Magnífico Reitor, “A certificação da SFM, para além do insofismável serviço que prestámos à nação, representa o sucesso do trabalho em equipa multidisciplinar e multi-hierárquica, o sucesso da autonomia da universidade e a demonstração da nossa qualidade intrínseca.”

decm_1

 

A convite do Comandante da Guarda Costeira, no dia 03 de dezembro de 2012, a Uni-CV São Vicente, representada pelo Conselho Directivo do DECM e pelo Vice-reitor para a Extensão Académica e Desenvolvimento Institucional, visitou o Navio Patrulha. A equipa tomou contacto com os procedimentos e equipamentos do navio, tendo saído ainda mais fortalecidos os laços de longa data entre a Guarda Costeira e o Ensino Superior público em Cabo Verde, recentemente reafirmados na assinatura de novos protocolos entre ambas as instituições.

decm_2 decm_2.1

 

No dia 05 de Dezembro de 2012, o Departamento de Engenharias e Ciências do Mar recebeu a visita de uma delegação composta por elementos da Ocean University of China e da Sanya Capital Sea Industrial. A delegação, acompanhada pelos representantes do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação e do Gabinete do Primeiro Ministro de Cabo Verde, reuniu-se com o Conselho Directivo do DECM, a Coordenadora para os cursos da área da Biologia e a Coordenadora do Mestrado em Aquacultura. Da sessão de trabalho resultaram vários pontos de interesse mútuo a serem desenvolvidos e concretizados, sobretudo questões relacionadas à investigação conjunta na área da Aquacultura, em particular nas suas variantes de maricultura e gestão económica das pescas, e na área da Oceanografia Costeira, com incidência na batimetria detalhada e nos regimes de correntes. Foram criados laços profissionais e de amizade que se espera virem a ter grande impacto na investigação e no ensino das ciências do mar na Uni-CV.

decm_3 decm_3.1

Pin It