ErasnusMundus-UniCVA Universidade de Cabo Verde acolherá, de 18 a 23 de Fevereiro de 2013, 22 universidades estrangeiras – europeias e dos Países ACP (África, Caraíbas e Pacífico) – congregadas em torno dos Projectos Mundus ACP e do Projeto ANGLE, que se enquadram no Programa Erasmus Mundus (Ação 2), que visa a cooperação e mobilidade na área do Ensino Superior.

Entre os principais objetivos deste Programa Europeu destacam-se:

- O enriquecimento mútuo e um melhor entendimento entre a Europa e os Países ACP, através do intercâmbio de pessoas, conhecimentos e capacidades ao nível do ensino superior

- O aumento da cooperação internacional entre instituições de ensino superior da Europa e dos Países ACP, contribuindo para impulsionar o desenvolvimento socioeconómico desta região;

- A promoção da transparência e do reconhecimento dos estudos e das qualificações a nível internacional.

 

Os Projectos MUNDUS ACP são uma parceria estabelecida entre Instituições de Ensino Superior da Europa e de diversos países ACP – África, Caraíbas e Pacífico e associações de instituições de ensino superior constituído no âmbito do Programa Erasmus Mundus.

Tendo em vista a concretização dos objetivos estabelecidos pelo Programa, os Projectos MUNDUS ACP prevêem a mobilidade de 450 estudantes (Mestrado e Doutoramento) e de pessoal docente e administrativo que pretendam desenvolver a sua actividade numa universidade europeia ou dos Países ACP membros da parceria.

 

Projecto ANGLE [Academic Networking, a Gate for Learning Experiences]

 

No âmbito da cooperação internacional no Ensino Superior, a Uni-CV é, ainda, parceira do Projecto ANGLE, coordenado pela Universidade do Porto e composto por 11 Instituições de Ensino Superior europeias parceiras, 9 dos países ACP e 32 instituições associadas.

Para atingir os objectivos traçados pelo Programa, este Projecto prevê 113 mobilidades de professores, investigadores, estudantes e pessoal administrativo em todas as áreas de estudo.

O primeiro convite à apresentação de candidaturas ocorreu entre Outubro e Dezembro de 2012 e mais de 1200 candidaturas foram submetidas. Estudantes, investigadores, académicos e funcionários de muitas universidades da região ACP candidataram-se a uma das bolsas disponíveis nesta primeira chamada. O grande número de pedidos recebidos para este projecto foi em parte um resultado da boa divulgação feita pelas instituições parceiras e associadas do consórcio. Mas acima de tudo reflecte o prestígio que o programa Erasmus Mundus ganhou durante os últimos anos e, também, a excelência do ensino superior europeu e das universidades envolvidas no projecto.

A segunda chamada para a apresentação de candidaturas já está a ser preparada e será anunciada durante o corrente ano no site oficial da parceria: http://angle.up.pt

 

No total, o projeto ANGLE concederá 113 bolsas de estudo a estudantes, investigadores académicos e funcionários da região ACP para empreender um período de grau completo ou mobilidade, contribuindo assim para o reforço da cooperação entre a região ACP e a Europa e para a melhoria de competências e conhecimentos de recursos humanos das instituições e países envolvidos.

ErasnusMundus01

 

 

UNIVERSIDADES

PAÍS

UGOE

 August Universitat Goettingeën

Alemanha

TUD

 Technische Universität Dresden

Alemanha

UAN

 Universidade Agostinho Neto

Angola

UWI

 University of the West Indies

Barbados, Jamaica, Trinidad e Tobago

ULg

 Université de Liège

Bélgica

UNI-CV

 Universidade de Cabo Verde

Cabo Verde

UY1

 Université Yaoundé 1

Camarões

UCM

 Universidad Complutense de Madrid

Espanha

UDeusto

 Universidade de Deusto

Espanha

UPV

 Universidade Politécnica de Valença

Espanha

USP

 The University of the South Pacific

Fiji

ULille

 Université de Lille

France

RUG

 Rijksuniversiteit Grönningen

Holanda

UA

 Université d’Antananarivo

Madagáscar

UPM

 Universidade Pedagógica de Moçambique

Moçambique

UNN

 University of Nigeria - Nsukka

Nigéria

IST

 Instituto Superior Técnico de Lisboa

Portugal

UP

 Universidade do Porto

Portugal

UON

 University of Nairobi

Quénia

UMN

 Université Marien Ngouabi

República do Congo

UCAD

 Université Cheik Anta Diop

Senegal

MU

 Malmö University

Suécia

 

 

Pin It