O Pró-reitor para a Graduação, Desenvolvimento Curricular e Qualidade Acadêmica da (Uni-CV), Professor Doutor Bartolomeu Varela encontra-se de visita a Universidade Federal do Pará (UFPA), onde foi recebida, esta segunda e terça-feira, 27 e 28 de maio pelos dirigentes daquela Universidade.

A referida visita serviu para fortalecer as relações entre a Uni-CV e a Universidade Federal do Pará  consolidando as relações de cooperação entre essas duas instituições, para, em seguida, estendê-las às outras universidades de língua portuguesa.

A parceria entre a UFPA e a Uni-CV possui áreas de interesse nas quais podem ser desenvolvidos muitos projetos, tais como: Ensino a distância; Desenvolvimento curricular; formação para a educação da infância; Intercâmbio de docentes, discentes e de conhecimento em Geociências, Ciências da Educação, Ciências do Comportamento, Segurança Pública e outras áreas; Publicações científicas conjuntas; Iniciação científica e Desenvolvimento de estudos afro-atlânticos e implementação de intercâmbio docente e discente.

Tais articulações são de interesse mútuo no âmbito de parcerias com universidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Durante a manhã de segunda-feira, houve a sessão de cumprimentos do Pró-reitor Bartolomeu Varela ao Reitor Carlos Maneschy, ao Vice-reitor Horácio Schneider e ao Pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA, Flávio Nassar.

  Logo após, o Pró-reitor foi até o Instituto de Ciências da Educação (ICED), onde ministrou uma palestra intitulada "O desenvolvimento curricular hoje: implicações para o ensino, investigação e extensão na Universidade de Cabo Verde e perspectivas para a cooperação internacional".

Na terça-feira, às 9h, no auditório da Secretaria Geral dos Conselhos Deliberativos (SEGE), o pró-reitor da Uni-CV realizou uma apresentação da Universidade de Cabo Verde e do estado da arte da cooperação com a UFPA.

Às 11h30, ocorreu  a assinatura de protocolos adicionais entre a UFPA e a Uni-CV, formalizando, assim, as discussões e planos gerados pela visita. 

Bartolomeu1O Pró-reitor - Bartolomeu Varela tem uma longa trajetória em Educação, no domínio técnico-científico, tendo tido consistente atuação como dirigente do Ministério da Educação de Cabo Verde.

 Foi um dos fundadores da Uni-CV e tem estado na vanguarda de sua gestão, desde a sua instalação, ao longo de dois mandatos até o presente, detendo a responsabilidade pela Graduação, pelo Desenvolvimento Curricular e pela Qualidade Acadêmica. Formou-se em Direito e em Educação, área em que é Doutor pela Universidade do Minho.

 

 

Pin It