A ECAA, em colaboração com o CIDLOT, vem por este meio convidá-lo(a) assistir à conferência inaugural do Ciclo de Conferências Rural & Urbano: resgate do local no contexto da globalização que terá lugar  dia 26/06/2013, a partir das 17h00 no Auditório do Campus do Palmarejo.

A conferência será proferida pelo Professor Doutor JALCIONE PEREIRA DE ALMEIDA, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e terá como título: A DEFESA DO LUGAR COMO PROJETO: LOCAL – GLOBAL, ECOLOGIA POLÍTICA E "PÓS-DESENVOLVIMENTO". 

 PROGRAMA

17:00 – Abertura Oficial do Ciclo de Conferências Rural & Urbano: resgate do local no contexto da globalização pelo Magnífico Reitor da Universidade de Cabo Verde - Doutor Paulino Lima Fortes.

17:10 - Apresentação do Professor Doutor Jalcione Pereira de Almeida pelo moderador, Professor Vladimir Silves Ferreira (ECAA - Universidade de Cabo Verde).

17:15 - Conferência sob o título: A defesa do lugar como projeto: local – global, ecologia política e "pós-desenvolvimento"- pelo Professor Doutor Jalcione Pereira de Almeida (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)

17:50 - Debate

18:10 – Encerramento

  RESUMO

A DEFESA DO LUGAR COMO PROJETO: LOCAL – GLOBAL, ECOLOGIA POLÍTICA E "PÓS-DESENVOLVIMENTO" - Professor Doutor Jalcione Pereira de Almeida (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS).

Os debates sobre o pós-desenvolvimento, o conhecimento local e os modelos culturais baseados na natureza devem enfrentar a problemática do lugar. Comungando com a reflexão do antropólogo Arturo Escobar, este é o argumento principal defendido: as teorias do pós-desenvolvimento e a ecologia política são espaços de esperança para reintroduzir uma dimensão baseada no lugar, nas discussões sobre a globalização, no sentido até de mesmo de articular uma defesa do lugar. Reconcebida desta forma, a ecologia política e o pós-desenvolvimento facilitariam a incorporação das práticas econômicas, baseadas no lugar, ao processo de delimitação das "ordens alternativas". Dito de outra maneira, uma reafirmação do lugar e da cultura local opostos ao domínio do espaço, do capital e da modernidade, os quais são centrais no discurso da globalização, deve resultar em teorias e reflexões que tornem viáveis as possibilidades para reconceber e reconstruir o mundo a partir de uma perspetiva de práticas baseadas-no-lugar.

 BIOGRAFIA

JALCIONE PEREIRA DE ALMEIDA é Doutor em Sociologia na Universidade de Paris X (1993). Estágio pós-doutoral (1997) na Universidade de Paris VII. Pesquisador 1D CNPq. Atualmente é Professor Associado 4 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). De 2002 a 2008 participou como membro da Comissão de Área Interdisciplinar (CAInter/CAPES). Atualmente coordena quatro projetos de pesquisa e é membro colaborador de outros dois. Atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Questão Ambiental, Sociologia Rural e Desenvolvimento Rural. É coordenador do grupo de pesquisa TEMAS - Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade (www.ufrgs.br/pgdr/temas) e foi coordenador geral da RedSur - Red de Posgrado e Investigación en Desarrollo Rural en el Cono Sur entre 2007 e 2012. É professor do mestrado e doutorado em Ciências Sociais da Universidade de Cabo Verde - UNICV. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR - conceito 5 Capes) (biênio 2012/2014) e é membro da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS - conceito 6 Capes), ambos da UFRGS. Na graduação atua também no curso tecnológico a distancia em Planeamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER). Tem 46 artigos publicados, dez livros (textos integrais e coletâneas/organizações, entre edições e reedições) e 20 capítulos de livros. Orientou 21 dissertações, 11 teses, várias monografias, trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica).

 

Pin It