banner congresso quimica3

 

Destaque
 
banner simposio novas regras
 
Enquadramento
 

folha purgueiraA Química é uma ciência fundamental figurando como parte integrante dos currículos escolares desde o ensino fundamental ao ensino superior e avançado. Além disso, a disciplina de Química compõe o plano de estudos de todos os cursos ligados às Ciências da vida e do ambiente e é transversal pois é a base para o conhecimento da Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Fisiologia e Biofísica.

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) é uma instituição pública de ensino superior, criada o Decreto-Lei nº 53/2006, (ver data do BO), cuja missão é de promover a capacitação da nação cabo-verdiana para o processo de desenvolvimento. Deste modo, a instituição assumiu, desde a sua criação, o desafio de fomentar a criação e a difusão da cultura, da ciência e da tecnologia através das atividades de ensino, investigação e extensão, que são os eixos fundamentais da sua ação. Assim sendo, a Uni-CV vem formando profissionais em áreas relevantes e com forte componente da Química, nomeadamente Engenharia Química e Biológica, Ensino da Química, Enfermagem, e Geociências.

A quantidade de profissionais que labutam na área da Química, o número de instituições que formam profissionais com grande enfoque em Química, o número de empresas públicas e privadas, organizações e serviços que oferecem e compram serviços nessa área e os novos conhecimentos em Química, nos remetem para a necessidade de uma nova abordagem de temas sobre a Química no país.

fruto purgueiraO conhecimento em Química é aplicado nos mais variados domínios fundamentais do desenvolvimento, nomeadamente a nível industrial, agrícola, e ambiental. Neste sentido os eventos científicos revestem-se de grande importância na promoção do desenvolvimento da sociedade e as instituições do ensino superior desempenham um papel relevante neste processo.

É com base nos pressupostos anunciados anteriormente que se propõe institucionalizar um fórum de intercâmbio técnico e científico, o Congresso de Química na Uni-CV, que se pretende que seja um evento com periodicidade bianual e que tem a finalidade de promover a discussão dos avanços científicos e tecnológicos ligados à Química e intercâmbio científico entre professores e investigadores das Universidades nacionais e estrangeiras.

O Congresso de Química na UniCV será organizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia tendo como núcleo dinamizador a Comissão de Coordenação dos Cursos de Química.

 
Objectivo
 

O evento será criado com o objetivo de promover os trabalhos científicos realizados pelos professores e pesquisadores da área de Ensino de Química, Engenharia Química e áreas afins, das universidades nacionais e internacionais a fim de criar espaços de discussão e consolidar grupos regionais que possam contribuir para o fortalecimento da investigação aplicada e desenvolvimento do ensino na área de Química em Cabo Verde. Para a prossecução do fim proposto, o programa do evento aborda aspetos relativos aos seguintes domínios:

  • Desafios de sustentabilidade ambiental;
  • Desenvolvimento Industrial;
  • Ensino e Investigação;
  • Saúde (Industria Farmacêutica);
  • Segurança Alimentar;
  • Novas Tecnologias.
Convidados
 
marcelo

Prof Doutor Marcelo Gonçalves Montes D’oca

Química Orgânica/Tecnológica – FURG-Brasil

-- ver mais --

profile picture

Prof.ª Doutora Rosilene  Clementin

Química Orgânica – FURG-Brasil

-- ver mais --

ednei

Prof. Doutor Ednei Gilberto Primel

Quimico Industrial, Dr. em Quimica Analitica
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
-- ver mais --
NACIONAL2

Diara Kady Monteiro Vieira Lopes Rocha

Ciências Biomédicas, Parasitologia

-- Ver mais --

airton martins

Prof. Doutor Ayrton Figueiredo Martins

Química Ambiental/Analítica e Química Tecnológica/UFSM-Brasil;

-- ver mais --

Informações

Visto

Os Participantes Estrangeiros necessitarão de um Visto de Entrada no País. O pedido de visto poderá ser feito no Consulado de Cabo Verde no País de residência do requerente ou nos Serviços Estrangeiros e Fronteiras (SEF)-Aeroporto Nelson Mandela* Praia Cabo Verde mediante o pagamento de uma taxa de 20 Euros e documentos comprovativos do motivo da viagem.

Clima de Cabo Verde

Clima tropical seco, dividido em duas estações : a estação seca e a estação chuvosa (de julho a outubro). Na cidade da Praia, no mês de Novembro a temperatura varia de 23 a 27ºC.

Vestuário

Sugere-se vestuário formal para certos eventos como o caso de seminário/conferência.

Moeda

A moeda oficial é o Escudo Cabo-Verdiano (CVE), no entanto o Euro é aceite em quase todos os lugares.

  • 1 € equivale aproximadamente 110,265 Escudos Cabo-Verdianos
  • Locais de Câmbio: Aeroportos Internacionais, Bancos, Hotéis principais.
  • Cartões de Crédito: Visa e Mastercard aceites somente em alguns dos principais hotéis.

Idioma

Língua oficial é o Português e a materna é o Crioulo.

Diferença Horária

Tendo em conta a hora portuguesa, menos 2 horas no horário de Verão e menos 1 hora no horário de Inverno. Para o horário do Brasil "mais" 2 horas da capital Brasília.

Transporte

O custo de transporte (táxis) dentro da cidade, varia de destino para destino e está entre 1.50 a 3.00 Euros (150 a 300 CVE).

Corrente Eléctrica

A corrente eléctrica nacional é de 220 Volts.

Restaurantes próximos do local do evento – Algumas sugestões

Os restaurantes disponibilizam um cardápio variado, com pratos tipicos de Cabo Verde bem como pratos internacionais e preços entre 10 e 20 Euros.

Vacinas

A única vacina internacional exigida para Cabo Verde é a vacina de febre amarela que deve ser comprovada pelo cartão internacional de vacinas, que devem trazer para a viagem, caso não tenha, favor de tratar porque será exigido à chegada em todos os Aeroportos. Ainda gostaríamos de chamar a atenção de todos para a situação do paludismo e da dengue devido à circulação de mosquitos no país, embora raro a contração dessas doenças, recomenda-se a utilização de repelentes.

Números úteis:

→ 102 - Informações gerais;

→ 111 - Chamadas internacionais com assistência do operador;

→ 119 - Chamadas para Portugal, a cobrar no destino.

Mais informações: http://www.guiadecaboverde.cv/

Alojamento

A Comissão organizadora do 1º Congresso Internacional de Química da UniCV preparou uma lista de hotéis e residenciais, caso necessite de alojamento na Cidade da Praia. Nesta lista encontra os preços e os contactos de várias unidades hoteleiras existentes na capital Cabo-verdiana.

 Alojamento(.pdf)

Programa social

Aos participantes do 1º congresso de Internacional da Química, a comissão organizadora preparou um programa de cariz social que permitirá um convívio informal fora do local do evento, dando ainda a oportunidade aos conferencistas e participantes de conhecerem um pouco da ilha de Santiago.

Programa Social

Inscrições
 

O prazo para a inscrição e envio de Resumos será definido pela Comissão e publicado no site da Universidade http://www.unicv.edu.cv/index.php/itemid-artigos-estaticos/2941-congressoquimica. Os valores das inscrições definidos pela Comissão coordenadora estão apresentados na tabela abaixo.

A taxa de inscrição inclui: Admissão ao programa científico, Certificado, Materiais de conferência, Livro de resumos, Coffee breaks, Recepção de Boas Vindas / Jantar da Conferência e Acesso Wi-fi.

Categoria Até 31 Julho Até 30 Outubro No próprio dia
Estudante sem comunicação (certificado de assistência) 1 000$00 1 600$00 2 000$00
Estudante com comunicação 1 500$00 2 000$00 3 000$00
Docente-Investigador (e estudantes do mestrado e de doutoramento) 4 000$00 6 000$00 8 000$00

Converta para Euros/Reais/Dollar no link abaixo: Aqui

 OBS: Por favor depositem a quantia exata de acordo com a taxa de inscrição acima referida.

 

Formulário de Inscrição (formuário abaixo)

 

Executiva
 
  • Presidente: Doutora Sandra Freire
  • Doutor António Lobo de Pina
  • Msc Lissa Gonçalves
  • Msc Osvaldo Ortet
  • Msc Salif Silva

 

Científica
 
  • Presidente: Doutora Regina Duarte - Universidade de Aveiro
  • Prof. Doutora Ana Fernandes - Universidade de Aveiro
  • Prof. Doutora Ana Paula Paiva - Universidade de Lisboa
  • Prof. Doutor Armando Duarte - Universidade de Aveiro
  • Prof. Doutor Ayrton Figueiredo Martins – Universidade Federal de Santa Maria
  • Prof. Doutor Artur Silva - Universidade de Aveiro
  • Prof. Doutor Carlos Nogueira - Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG - Lisboa)
  • Prof. Doutor Ednei Gilberto Primel – Universidade Federal de Rio Grande
  • Prof. Doutora Eliana Badiale Furlong – Universidade Federal de Rio Grande
  • Doutora Isabel Inês Araújo - Universidade de Cabo Verde
  • Prof. Doutor Marcelo G. Montes D’oca – Universidade Federal de Rio Grande
  • Doutor Nilton Évora do Rosário - Universidade Federal de São Paulo
  • Doutora Sandra Maria S. C. Freire - Universidade de Cabo Verde
  • Doutora Susana Santos - Universidade de Lisboa
  • Prof. Doutora Rosilene Clementin – Universidade Federal de Rio Grande

 

Secretariado
 
  • Msc Ariana Freire
  • Msc Eliane Dias
  • Msc Lissa Gonçalves

Programa Social

  • Drª Nadir Cardoso

Organização dos painéis e feira

  • Msc Denise Colito
  • MSc Tomás Tavares 

PROGRAMA SOCIAL

Aos participantes do 1º congresso de Internacional da Química, a comissão organizadora preparou um programa de cariz social que permitirá um convívio informal fora do local do evento, dando ainda a oportunidade aos conferencistas e participantes de conhecerem um pouco da ilha de Santiago.

O programa social desenrola na tarde do dia 14 de novembro, em torno da história da escravatura Cabo-verdiana. Estando na cidade da Praia e obrigatório visitar a Cidade Velha, o berço da Cabo-Verdianidade e Património da Humanidade, localizada apenas a 15 quilómetros, cerca de 15 minutos.

Inscrição: durante o congresso os conferencistas e participantes farão a inscrição e o pagamento do transporte. 

Custo:

Transporte: 500$00 (4,53 euros por pessoa).

Visita ao Forte Real de São Filipe: custo definido pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha), cerca de 3 euros.

 

RIBEIRA GRANDE DE SANTIAGO- CIDADE VELHA

A cidade de Ribeira Grande de Santiago, conhecida por Cidade Velha, no final do século XVIII, foi a primeira cidade colonial construída pelos Europeus nos trópicos, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Cidade Velha de Santiago foi capital do arquipélago de Cabo Verde durante alguns séculos, e é o berço da caboverdianidade.

A cidade, que tem no mar a sua principal função, foi erigida no século XV para servir de ponto de abastecimento para o comércio de escravos entre África e América. 

fig01 checker

Figura 1: Cidade Velha de Santiago em Cabo Verde

10 de junho de 2009 foi classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. Devido à sua história, manifestada por valiosos patrimónios arquitetónicos, a 26 de junho do mesmo ano foi classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. Dela restam apenas as ruínas e monumentos debruçadas sobre o eterno mar azul do arquipélago:

 

fig03a) Sé Catedral

As ruínas da Sé Catedral da Cidade Velha (Ribeira Grande de Santiago) é um dos mais emblemáticos e imponentes edifícios do período colonial, foi construída em 1556 e foi a primeira catedral católica em África.


 b) Convento de São Franciscofig04

Edifício do século XVII, parcialmente restaurado. Sítio de paz e tranquilidade relembrando a construção de antigas igrejas, abrigava os franciscanos que vieram para substituir os jesuítas. O convento é belíssimo e fica no meio de um vale ainda mais bonito.


 c) O Pelourinhofig05 checker

Situado no centro da cidade o pelourinho foi construído em mármore branco, em 1512, que permanece intacto, como uma lembrança dos tempos difíceis em que os castigos cruéis infligidos a prisioneiros atados por correntes aos ferros que emergem no capitel eram realizados ali.

 

 d) Forte Real de São Filipefig07 checker

Situada no planalto, à entrada do centro histórico da Cidade Velha, este monumento oferece uma vista magnífica da vila. A fortaleza foi construída em 1587, após dois ataques violentos (em 1578 e 1585) realizadas pelo corsário Inglês Francis Drake. 

 

 

 e) Rua de Bananafig09

A rua Banana, que conduz à mais antiga igreja colonial do Mundo, a igreja de Nossa Senhora do Rosário, foi a primeira rua da urbanização portuguesa. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brevemente Disponivel

Resumo
 

O resumo deve ser submetido através da área do participante do congresso até ao dia 31 de Julho de 2015. Por favor, submeta os resumos no formato Microsoft Word:

Resumo Template.

Será importante alocar cada resumo para a categoria correta, a fim de se construir sessões temáticas coerentes.

Os participantes serão informados por e-mail sobre a aceitação das suas contribuições até ao final do mês de  Setembro 2015. 
Os resumos aceites serão publicados no livro de resumos (apenas os resumos dos participantes inscritos).

Os resumos que forem aceites, os seus respetivos autores serão convidados a elaborar um artigo para ser publicado na revista de Ciência e Tecnologia da Uni-CV.

 
Normas para submissão de Resumos
 

Os Resumos e os posters deverão conter:

  • Título do trabalho;
  • Nome do autor e co-autores se houver;
  • Instituição de afiliação;
  • E-mail dos autores
  • Corpo do texto

Elaboração do poster:

a) Dimensões: Largura: 90cm X Altura: 120cm

b) O poster deverá conter:

  • Logomarca do Congresso (o mesmo utlizado no resumo);
  • Título identico ao do resumo submetido;
  • Identificação e endereço (instituição/departamento) de todos os autores, e e-mail do conferencista;
 
Linhas Temáticas
 

linhas tematicas

Tecnicil Industria logo tei
Contactos
 

contacto

Pin It