xicongresso-ail

Página Inicial  |  Comissões   |  Circulares  |  Inscrição  |  Comunicações Programa  |   Eleições |   Viagem  | Informações Úteis  | Patrocínios 

  

XI Congresso

O XI Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas decorrerá de 21 a 25 de Julho de 2014 no Mindelo, sob a responsabilidade da Universidade de Cabo Verde. As comunicações e os painéis focam questões relacionadas com os seguintes âmbitos, integrados na alargada área de investigação dos estudos lusófonos e apresentados em português:

AIL mindelo Ciências Humanas e Sociais   Geografia   Direito
Estudos na Cultura   História   Economia
Linguística   Antropologia  Turismo
Literatura   Comunicação e Média 
  Sociologia
Teatro, Cinema, Música e Artes Plásticas   Ciências Políticas  

 

Breve Historial da ilha de São Vicente

Mindelo01Situada no Oceano Atlântico, a ilha de S. Vicente foi descoberta a 22 de Janeiro de 1462 pelo navegador português Diogo Afonso e seria a última do arquipélago a ser povoada. Foi só em 1838, quando se estabeleceu um depósito de carvão para abastecimento dos navios em rota pelo Atlântico que a população se começou a fixar nela, fundando-se a cidade do Mindelo.

Considerado desde há muito como o centro cultural de Cabo Verde, S. Vicente é conhecido pelo seu Carnaval, que se assemelha em muito ao carnaval carioca do Rio de Janeiro, com desfiles de escolas de samba, carros alegóricos, concurso e blocos, pelo Festival de Música da Baía das Gatas, realizado no primeiro fim-de-semana de lua cheia do mês de Agosto, pelo Festival de Teatro Mindelact, realizado anualmente em Setembro e tido como a maior mostra de teatro de África e um dos maiores de língua portuguesa e, principalmente, por ser a terra natal de Cesária Évora.

Ler o texto completo (inclui video e mapa da ilha)

 


 

Mensagem do Presidente da República ao XI Congresso dos Lusitanistas

17256611 8D0El É com imensa satisfação que, na qualidade de Presidente da República de um país-porção do mundo lusófono, dirijo esta mensagem a tão ilustre assistência de investigadores e académicos da lusofonia.

Aproveito a oportunidade para felicitar a Associação Internacional dos Lusitanistas pela realização destes congressos que são hoje acontecimento académico internacional de grande destaque, bem como a Universidade de Cabo Verde que acolhe a sua XI edição e que cumpre, assim, a sua relevante função social de formação e de expansão de fronteiras culturais. Estamos certos de que estes dias passados na emblemática ilha de São Vicente prestar-se-ão a um intercâmbio vivo e carregado de valor, corolário deste património colectivo que é a língua portuguesa.

De facto, talvez de modo antes inimaginável, a língua portuguesa vem ganhando além de seus habituais intérpretes - hoje mais de 200 milhões -, outros protagonistas; e fazer desta pátria (como chamou Pessoa) um instrumento comum para os estudos e a investigação, expõe o que de mais denso alcança uma língua oferecer: a comunicação entre diferentes perspectivas teóricas e peculiares olhares sobre uma mesma e rica diversidade.

Nesta linha, minha presença aqui hoje - ainda que em moldes diferentes, por absoluta impossibilidade de fazê-lo de modo material - mais do que um mero gesto de cortesia, é uma atitude que se quer seja interpretada como sendo de reconhecimento à Associação Internacional de Lusitanistas que, desta forma, une centenas de pessoas e concede um importante estímulo à compreensão da e na língua portuguesa. Abre-se, assim, uma excelente oportunidade para que um amplo público tenha contacto com o que de mais actual se está a produzir, nas mais diversas áreas, no espaço da lusofonia e para que o estudo das culturas lusófonas vá granjeando, no espaço académico e científico, a necessária relevância e interesse.

Termino agradecendo a disponibilidade e a atenção por estas palavras singelas e deixo meus mais sentidos votos de uma excelente jornada. Estou certo de que o meu país, a cidade de Mindelo e as suas gentes, sempre abertos à permuta, - resultados dela, aliás, - estarão felizes por receber tão ilustres convidados e que a força cultural desta Nação de raízes profundas e a sua morabeza se farão grandes nestes dias de partilha.

Muito obrigado.

 Ver Video Completo

 

O XI Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas decorrerá nos dias 21 a 25 de Julho de 2014, no Mindelo, sob a responsabilidade da Universidade de Cabo Verde.    
Artigos Relacionados