Inauguração dos Laboratórios de Matemática e de Histopatologia

inauguração

cartaz inauguração

A Universidade de Cabo Verde vai inaugurar no dia 3 de fevereiro, os Laboratórios de Matemática e de Histopatologia, um marco histórico no desenvolvimento do ensino e investigação na Uni-CV.

Os eventos contarão com a presença dos representantes da Fundação "la Caixa", constituida pela SAR La Infanta Doña Cristina de Borbón e Grécia, Diretora do Departamento do Programa internacional, Ariadna Bardolet Urgelles, a Responsável de Parcerias e Área Internacional, Marta Espelta Morral, e da delegação da Fundação Calouste Gulbenkian, representada pelo Presidente, Dr. António Feijó, pela Diretora do programa Parcerias com África, Maria Hermínia Cabral, Administrador Executivo, Eng. Martin Essayan e a Administradora Não Executiva, Embaixadora Graça Andresen Guimarães.

 

Laboratório de Matemática

O Laboratório de Matemática (LabMat), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, é um espaço de formação e de investigação em Matemática, vocacionado para desenvolver projetos científicos, pedagógicos e tecnológicos, com dupla missão:

- Proporcionar a diversificação dos processos de ensino-aprendizagem da Matemática, privilegiando uma pedagogia ativa, baseada em estudos interativos e experimentais, através da resolução de problemas do quotidiano que exploram a aplicabilidade da Matemática;

- Apoiar as aulas dos cursos de mestrado e doutoramento em Matemática da Uni-CV, bem como simulações computacionais dos projetos de investigação.

Na inauguração do LabMat, haverá também, a apresentação do Programa Regional de Doutoramento em Matemática, no dia 03 de fevereiro, pelas 10h, no auditório 102.

O 1.º Programa Regional de Doutoramento em Matemática nos PALOP é uma iniciativa que nasce da urgência em formar quadros jovens altamente qualificados na área da Matemática nos PALOP, para orientar programas de investigação, fomentar a consolidação da base científica africana, com qualidade internacionalmente reconhecível, e combater o “Brain drain” em Africa. Este programa conta com a parceria da Universidade Agostinho Neto e da Universidade de Coimbra, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

 Zoom | ID da reunião: 840 8898 5661 | Senha de acesso: 366023

Laboratório de Histopatologia

Este projeto visa, através de um estudo clínico-patológico, saber a incidência e a biologia do cancro de próstata, a primeira causa de morte dos homens em Cabo Verde, por cancro.  

O projeto INCUBATOR foi financiado no âmbito do programa Gestão em Ciência nos PALOP, coordenado pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação "la Caixa".

O objetivo é perceber a incidência do cancro da próstata em Cabo Verde e Moçambique, como foco em promover e incentivar o reforço das capacidades científicas e técnicas das instituições de investigação no diagnóstico e no tratamento do cancro da próstata nos PALOP.

O projeto visa a criação do laboratório digital INCUBATOR, uma plataforma para a publicação de dados e informações para o apoio à prevenção e ao diagnóstico do cancro da próstata, com a duração de 3 anos.

O projeto INCUBATOR é de grande interesse regional e nacional, pois permitirá constituir uma base de dados de valor inestimável para alcançar objetivos funcionais na investigação biomédica, na seleção terapêutica das neoplasias dos doentes, identificação de polimorfismos genéticos; e cooperação e comparação com dados de bancos de tumores em outros países PALOP, em particular, Cabo Verde e Moçambique.

O Laboratório de Histopatologia está ligado a um dos maiores projetos de pesquisa na Uni-CV, e a sua inauguração será no dia 3 de fevereiro, pelas 15h, no campus da Universidade de Cabo Verde, auditório 102,

 Zoom | ID da reunião: 891 7330 5689 | Senha de acesso: 073547

Os eventos serão também transmitidos na plataforma Zoom com transmissão online no Facebook da Uni-CV.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account