20190621_130635.jpg

IMG-20190621-WA0002.jpg

O engenheiro e professor universitário, Claudino Mendes, defendeu, com classificação máxima, a sua tese de Doutoramento em Energias Renováveis e Eficiência Energética, no passado dia 21 de junho, na Universidade de Zaragoza em Espanha.

Com o tema “Análisis de la integración de tecnologías Smart Grid en sistemas eléctricos insulares con elevada penetración de energías renovables”, o corpo do júri foi composto pelos professores Dr. José Luis Bernal Agustín e Dr. Rodolfo Dufo López de Universidade de Zaragoza.

A tese resulta de vários trabalhos e artigos científicos desenvolvidos ao longo de 5 anos de pesquisa e desenvolvimento, tendo como foco as problemáticas dos sistemas elétricos de países insulares, tomando como estudo de caso o arquipélago de Cabo Verde.  

Levando em conta as principais adversidades do setor energético do país, que se prendem com a dificuldade de integração de energias renováveis em larga escala, instabilidade do sistema, elevada percentagem de perdas elétricas, pouca qualidade de serviço, baixa eficiência energética, necessidade de integração das TIC’s e da mobilidade elétrica, o propósito do trabalho foi o de analisar e avaliar o impacto da transição do atual sistema elétrico do arquipélago de Cabo Verde para um sistema baseado nas tecnologias Smart Grid, considerando o caráter insular e os aspetos socioeconómicos do país.

No desenrolar desse trabalho o autor teve a oportunidade de apresentar os seus estudos em conferências internacionais, bem como em publicações em revistas académicas indexadas.

Claudino Mendes acredita que este trabalho, pioneiro em Cabo Verde, pode servir de motivação para os colegas, alunos e investigadores que pretendem aprofundar conhecimentos sobre Smart Grid e sua aplicação nas áreas de energias e de telecomunicações. 

O professor Doutor reforça que a tese poderá ser um documento de consulta a todos stakeholders do setor energético, pois fornece informações que lhes podem ajudar na tomada de decisões, de forma otimizada e ajustada em várias circunstâncias, principalmente, nessa altura em que se está a desenvolver o “Smart Grid Roadmap para Cabo Verde”.

 

Pin It