IMG_1234.JPG

 

Cinco grupos compostos por 3 a 4 elementos apresentaram trabalhos no âmbito da unidade curricular Automação, ministrada pelo Professor Claudino Mendes da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Durante um mês os estudantes do 3ª ano do curso Engenharia Eletrotécnica aceitaram o desafio de se organizarem em grupos para criar soluções tecnológicas inovadoras com elevado potencial de proporcionar modernização e otimização das atividades diárias que podem ser implementadas na própria Universidade e/ou nas organizações públicas ou privadas.

Os temas desenvolvidos abordaram, sobretudo, propostas tecnológicas nomeadamente “Casa inteligente – um protótipo de sistema de automação”, “Protótipo de um elevador com Arduíno”, “Cancela e gerenciamento do parque de estacionamento da Universidade de Cabo Verde”, “Casa de banho eficiente” e “Agricultura inteligente e sustentável”  que são soluções inovadoras que, futuramente, poderão ser adotadas por empresas/instituições.

Esses projetos têm como principais objetivos permitir, aos estudantes, aplicar e desenvolver as suas competências num ambiente real de forma a fortalecerem as capacidades fulcrais de trabalho em equipa e empreendedorismo.

O professor orientador, Claudino Mendes, destaca a importância dos trabalhos na formação académica desses estudantes e alega que são protótipos reias que podem ser convertidos para projetos reias.

 

Casa inteligente – um protótipo de sistema de automação

Os discentes Edmilson Landim, Manuel Landim, Maria dos Anjos Silva e Patrick Medina desenvolveram o projeto intitulado “Casa inteligente – um protótipo de sistema de automação. De acordo com os autores, o projeto tem como objetivo o acesso ao interior da casa usando tecnologia RFID (Identificação por radiofrequência), a implementação do sensor de presença e envio de mensagens quando deteta movimentos inesperados e enviar mensagem SMS reportando o movimento, entre outros.

Durante a apresentação o grupo demonstrou e explicou todos os componentes utilizados no projeto, nomeadamente Software IDE Arduíno, Leitor RFID, Arduíno Mega, Teclado Matricial, etc.

Concluiu afirmando ter conseguido alcançar, em pleno, os objetivos traçados. Ressaltou que a realização do projeto foi um grande desafio e a maior dificuldade foi a aquisição dos equipamentos para a sua realização uma vez que o mercado nacional não dispõe de tais equipamentos principalmente na parte da implementação dos códigos.

Pin It