banner MMA

banner MMA

As candidaturas ao Mestrado em Matemática e Aplicações, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian encontram-se abertas de 26 a 28 de junho. O curso destina-se a licenciados em Matemática, Matemática Aplicada, Estatística, Engenharias e outros afins com forte componente em Matemática.

É objetivo deste Mestrado oferecer uma formação avançada na área da Matemática, sendo completada com conhecimentos em domínios específicos, de modo a que os graduados sejam capazes de os utilizar eficazmente na resolução de problemas ligados ao exercício profissional.

O curso é configurado como integrando dois blocos curriculares: Bloco A - Formação geral, constituída por disciplinas obrigatórias, destinado a garantir uma sólida formação matemática a todos os estudantes (52 créditos). O bloco A inclui um seminário (12 créditos) e a dissertação (36 créditos); e Bloco B - Formação especializada destinado à aquisição de conhecimentos em aplicações da matemática, em áreas específicas (28 créditos). Estatística, Matemática para o Ensino, Matemática Aplicada às Finanças, bem como a Matemática são as áreas de especialização.

As saídas profissionais para os titulares com grau de Mestre em Matemática e Aplicações são variadas e extensas., desde investigação no ensino superior e docência nos termos definidos, passando por todos os sectores da atividade pública e privada. Além de proporcionar uma sólida formação como destreza no raciocínio lógico e abstrato, estimula a autonomia e a criatividade. Os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos aliados a habilidades computacionais com alta aplicabilidade na resolução de diversos problemas analíticos e quantitativos em que a Matemática desempenha um papel relevante.

A Uni-CV, embora criada recentemente tem apostado na formação avançada do seu pessoal docente e não docente, apesar das adversidades. Espera-se que, a evolução e o desenvolvimento da ciência em Cabo Verde nesta universidade ocorram de forma gradual e global. Neste sentido, a existência de novos desafios é salutar para dar sequência normal à formação avançada sólida, principalmente ao Doutoramento em Matemática e Aplicações. Um bom começo é a retoma das edições anteriores doe Mestrado e Aplicações com sequências contínuas de abertura em cada dois anos consoante a necessidade ou procura.

As saídas profissionais para os titulares com grau de Mestre em Matemática e Aplicações são variadas e extensas, desde investigação no ensino superior e docência nos termos definidos, passando por todos os sectores da atividade pública e privada. Além de proporcionar uma sólida formação como destreza no raciocínio lógico e abstrato, estimula a autonomia e a criatividade. Os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos aliados a habilidades computacionais com alta aplicabilidade na resolução de diversos problemas analíticos e quantitativos em que a Matemática desempenha um papel relevante.

Para mais informações visite a página do Mestrado

Edital

Formulário de Inscrição

Pin It