O Espaço Matemático em Língua Portuguesa (EMeLP) é uma parceria internacional entre sociedades científicas e instituições académicas de países que têm a língua portuguesa como uma das suas línguas oficiais. Essa comunidade compreende mais de 260 milhões de pessoas que vivem na África ( Angola, Guiné Equatorial, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe), América do Sul (Brasil), Ásia (Timor Leste) e Europa (Portugal).

O EMeLP é uma instituição afiliada na ICMI (International Commission for Mathematical Instruction).

Criado em janeiro de 2014, no Rio, pelos  então representantes na ICMI de Portugal (José Francisco Rodrigues), Moçambique ( Marcos Cherinda) e Brasil (Victor Giraldo),  um dos principais objetivos do EMeLP é desenvolver e disseminar  iniciativas de cooperação na comunidade matemática, aproveitando a grande diversidade histórica, cultural e social desses países. Essas ações envolvem um amplo leque de áreas: pesquisa, aplicações da matemática em outras áreas do conhecimento, educação, formação de professores, divulgação e popularização da matemática e compartilhamento e disseminação de recursos educacionais e de material didático, em diversos níveis. Logo após a sua criação, Cabo Verde, cujo representante é o Professor João Felisberto Semedo, aderiu ao grupo e não tem poupado esforços no sentido da ampliação do número de países e instituições parceiras.

Uma das principais atividades do EMeLP é a realização periódica de uma Conferência Internacional (CiEMeLP). A programação deste evento compreende um leque de atividades, de entre as quais se destacam, palestras, discussões temáticas em grupos e sessões especiais bem como a realização de eleições do Comité Executivo. Constitui igualmente um espaço para discutir e decidir questões práticas organizacionais, de planeamento e de desenvolvimento.

 A primeira CiEMeLP realizou-se em Coimbra, Portugal, em outubro de 2015, e contou com mais de 260 participantes, de 10 países (http://www.mat.uc.pt/emelp). Está prevista a realização da II CiEMeLP em Maputo, Moçambique, em novembro de 2019. A Coordenação Científica do evento está a cargo do Professor Victor Giraldo (UFRJ).

Outra iniciativa em curso é a criação de EMeLP-Virtual, tanto em sites próprios quanto nos sites das instituições parceiras.

Em cada país membro do EMeLP são constituídas comissões locais formadas por representantes das diversas instituições parceiras. No caso do Brasil, essa comissão conta atualmente com representantes da SBM, SBMAC, SBEM. A professora Yuriko Baldin (UFSCar e do Comité Executivo da ICMI) é a responsável pela ligação entre o Espaço e a ICMI.

Os países de língua portuguesa apresentam cenários bastante diferentes em relação à pesquisa, ao ensino e à divulgação da matemática. Apesar disso, possuem necessidades e carências bastante semelhantes (entre elas a melhoria do ensino; o reconhecimento da importância da pesquisa em matemática e de sua divulgação) para as quais o compartilhamento de experiências e iniciativas como o EMeLP podem ajudar a superar.

European Mathematical Society

Pin It
View My Stats