O Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde promoveu  no Liceu Amílcar Cabral, em Assomada,  no  dia 23 de fevereiro, o “Dia da Língua Chinesa”, evento que terminou com grande sucesso, tendo. nele participado mais de 400 professores e alunos das três escolas secundárias da Assomada e da Aldeia de Crianças SOS. O evento contou com a presença de personalidades ilustres da Região Norte de Santiago, de entre eles, o Diretor do Liceu Amílcar Cabral bem como os Delegados de Educação dos Concelhos da Assomada, Calheta São Miguel e Santigo Maior.

Esta iniciativa teve como objetivo não apenas a partilha dos resultados da aprendizagem da língua chinesa pelos estudantes, mas também o contacto com a riqueza da cultura chinesa, o que contribui para o fortalecimento do ensino da Língua chinesa e a disseminação da cultura chinesa no nosso país.

Os professores do Instituto Confúcio na Uni-CV, que estiveram à frente das atividades, exibiram painéis de exposição de diferentes tópicos, desde a cultura tradicional chinesa, com corte de papel e Ópera de Pequim, até à apresentação de algumas universidades chinesas e formas de acesso a bolsas de estudo na China. Os cenários foram compostos com trabalhos artísticos feitos pelos alunos que se prontificaram a  colorir os painéis de exibições, a realizar exposições de imagens e clipes de vídeo das salas de aula, com o objetivo de partilhar com o público os resultados do ensino/aprendizagem do mandarim em Assomada.

O evento teve vários momentos: exibições de artes marciais, músicas, dança, declamação de poesias, pequenas demonstrações das aulas de mandarim na sala, desfiles de moda, entre outras demonstrações.

O Diretor chinês do Instituto Confúcio, o Professor Zhou Fuqiang, elogiou o evento e aproveitou o momento para o enquadrar no contexto da globalização e na rota  da construção de uma comunidade Humana. Acrescentou ainda que, para além do Inglês,  a língua chinesa está a tornar-se na língua mais falada no mundo.

O evento terminou com o testemunho de Wilson Sanches, um dos estudantes do Instituto Confúcio na Uni-CV,  bolseiro na China, que desempenhou o papel de embaixador na promoção da língua chinesa em Assomada. Ele não é apenas um estudante do Instituto Confúcio na Uni-CV, mas também o vencedor do concurso “Ponte Chinesa” realizado em Cabo Verde. Como estudante bilingue, ele partilhou a sua experiência de estudante do mandarim, o que sem dúvida terá um impacto positivo nos que atualmente aprendem esta língua chinesa.

Dia da Língua Chinesa.png

Pin It
View My Stats