Conferencia_internacional_cabo_verde_atlantico.png

A Conferência Internacional intitulada: Cabo Verde e Atlântico - encruzilhada de pessoas, mercadorias e investimentos de capital (1460-1610), enquadra-se nas festividades do Nhu Santo Nomi, na antiga Cidade Velha e é promovida pela Associação de Amizade Itália- Cabo Verde - KRIOL-ITÀ, pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e pela Universidade de Cabo Verde, esta última, através da Cátedra UNESCO de História e Património. Conta com especiais parcerias da Villa i Tatti, the Harvard University Center for Italian Renaissance Studies, Forum Transregionale Studien/Art Histories and Aesthetic Practices, Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde através do IPC, do Município de Noli e do Forum Transregionale Studien, Berlin.

O tema geral da Conferência evidenciará duas perspectivas: Uma primeira que contribui para analisar os fundamentos das rotas do comércio transatlântico, concentrando-se nas primeiras viagens e uma segunda que tem propiciado investigações sobre os laços históricos de Cabo Verde com a Costa da Guiné, incluindo os contactos que possibilitaram as rotas continentais trans-saarianas bem como os movimentos no sentido norte sul do continente africano, com destaque para o comércio com a costa ocidental africana. Este campo de estudo revela o papel de Cabo Verde enquanto encruzilhada de pessoas, bens e investimentos de capital no atlântico nos primórdio da Idade Moderna, funcionando estas ilhas como uma espécie de marco zero do conhecimento das referências do Novo Mundo. É um facto que tal primazia histórica de Cabo Verde no Atlântico e no comércio com a costa da Guiné, por razões variadas, tem estado longe dos debates internacionais. O evento pretende, em última análise, trazer à luz histórias comparadas que ressaltam esse processo histórico em que Cabo Verde desempenhou papel relevante para o mundo.

A baliza cronológica é reduzida de modo a não permitir que hajam análises muitos dispersas e as abordagens são interdisciplinares nas Ciências Históricas: História Económica e História Política, a cruzarem-se com História da Arte (arquitectura da Idade Moderna) e reflexões no campo da Arqueologia bem assim, conexões pertinentes.

A Conferência conta com a participação de eminentes investigadores e o apoio de prestigiadas Instituições de Ensino Superior e de Investigação Científica, destacando-se: a Universidades e o Centro de Estudos da Universidade de Havard para a Renascença Italiana (Villa I Tatti, The Harvard University Center for Italia Renaissaissance Studies) e o Forum Transregionale Studien de Berlim.

As comunicações previstas no programa provisório, vão permitir aprofundar a História Atlântica e análises históricas comparadas, tendo como foco Cabo Verde nas suas relações com o mundo entre o século XV e a primeira década do século XVII.

Programa do evento

Pin It
View My Stats