IMG_6786.jpg

A Universidade de Cabo Verde recebeu a visita do Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa, Professor João Amaro de Matos, na quarta-feira, dia 16 de janeiro, na sala de reuniões da Reitoria, no Plateau. O encontro teve como objetivos apresentar e discutir o projeto de capacitação institucional: UDI - ARL (University, Development and Innovation - African Remote Lusophone) a ser submetido a financiamento da União Europeia.

O UDI - ARL (University, Development and Innovation - African Remote Lusophone) é um projeto de capacitação institucional, coordenado pela Universidade Nova de Lisboa, que visa a formação na Europa de  cerca de 35 a 40 docentes investigadores e 12 técnicos administrativos de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. O objetivo final é contribuir para que os centros de investigação voltem a estar ativos e a funcionar de forma integrada em diferentes áreas. 

“A nossa ideia é que o projeto se inicie em janeiro de 2020 e tenha uma duração de 3 anos. No primeiro, os docentes e investigadores passarão duas semanas em Lisboa, na Universidade Nova de Lisboa, uma semana em Holanda, na Universidade de Maastricht e uma semana na Inglaterra, na Universidade de Cambridge a fazerem formação. No 2º e 3º anos, teríamos a vinda de equipas de formadores que fariam a continuação da formação em Cabo Verde”, avançou o Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa. O Direito, a Regulação e o Acesso a Justiça, Gestão da Informação e Saúde, são as áreas selecionadas para a formação dos docentes e investigadores.

O pessoal administrativo deslocar-se-á igualmente à Universidade Nova de Lisboa para uma formação bastante completa em duas áreas transversais, nomeadamente o Empreendedorismo Social, com foco na angariação de fundos,  e a Gestão de Qualidade.

A Reitora da Uni-CV, Professora Judite Medina do Nascimento, fez uma apresentação geral da Universidade, com destaque para os três pilares, o Ensino, a Investigação e a Extensão. Destacou que “A Universidade Nova de Lisboa é a nossa parceira há bastantes anos, há projetos que temos desenvolvido nas áreas das Ciências Sociais, da Geografia e Sistema de informação”.

O Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa visitou os laboratórios da Uni-CV, no Campus de Palmarejo, e ainda teve tempo de se reunir com os Presidentes da Unidades Orgânicas instaladas no Campus de Palmarejo.

Pin It