IMG_6618.jpg

A Universidade de Coimbra (UC), a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e  a Associação de Antigos Estudantes de Coimbra em Cabo Verde (AAECCV) organizaram, na Cidade da Praia, no dia 12 de janeiro de 2019, o primeiro encontro de Antigos Estudantes de Universidade de Coimbra, fora de Portugal.

Do programa do  encontro constou a inauguração de uma exposição fotográfica sobre o Património da UC “Um postal de Coimbra”, patente no átrio do Campus de Palmarejo, uma palestra sobre “Como estudar em Coimbra”,  alocuções e  testemunhos, em vídeo, dos estudantes cabo-verdianos de Medicina  da Uni-CV em formação na Universidade de Coimbra  e a entrega de Cartões aos Antigos Estudantes.

Na sua intervenção, a  Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, ressaltou os  40 anos de parceria entre essa instituição de formação e o nosso país,  parceria que se reforçou com a realização conjunta do programa de Mestrado Integrado em Medicina, iniciado no ano letivo 2015-16, um programa inédito, partilhado pelas duas Universidades, a  Uni-CV e a UC, cumprindo  os estudantes os três primeiros anos curriculares  na Universidade de Cabo Verde e os dois últimos anos em Coimbra.

Reafirmou ainda que existe vontade de expandir esta parceria  e solidificar esta amizade, encontrando-se neste momento as duas instituições a “desenhar novos desafios” que passam pela instalação em Cabo Verde da Escola de Ciências Médicas e da Saúde e de uma Unidade de Saúde Universitária.

Em relação a este último desafio, a Reitora da Uni-CV assegurou que é necessário negociar com o Governo, pois  envolve acordos que têm de ser assinados entre o Governo e a Universidade de Coimbra, envolvendo também a parceria dos Estados neste processo.

Para o Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, consolidar o curso de Medicina e elevar a cooperação para o nível de investigação científica, da pós-graduação e da extensão universitária, são outros desafios que ambos têm pela frente.

“Temos a ambição de começar a criar conhecimento, criar ciência e concretizá-lo de uma maneira que tenha impacto direto na vida das pessoas em Cabo Verde e em Portugal porque até aqui tem sido um foco na formação inicial, portanto nas licenciaturas, mas como temos estado a evoluir bem, queremos que os passos seguintes da formação superior e a ligação direta da comunidade sejam o nosso desafio”, apontou.

Por sua vez, para o presidente da AAECCV, João de Pina Cardoso, este encontro, que acontece pela primeira vez fora de Portugal, visa “reforçar os laços de amizade” entre os ex-estudantes e “intensificar as relações” existentes entre a Universidade de Coimbra e a sua congénere cabo-verdiana.

A conferência sobre  “A Universidade de Coimbra e Cabo Verde. História de uma parceria de sucesso” foi proferida pelo Professor Catedrático, Fernando Regateiro,  em homenagem a Augusto Almeida Santos, António Luzio Vaz, Jorge Veiga e Rui de Alarcão. Na sequência procedeu-se à entrega do Fundo de Apoio aos Estudantes de Cabo Verde em Coimbra.

 A sessão solene de encerramento do Primeiro Encontro de Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra Fora de Portugal contou com a Presença de Suas Excelências o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, a Embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Helena Paiva, a Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento e o Reitor da UC, João Gabriel da Silva.

No seu discurso, a Reitora da Universidade de Cabo Verde relembrou que “A Uni-CV cruza-se com a Universidade de Coimbra em todas as redes internacionais onde está inserida e o funcionamento em rede tem as vantagens que todos conhecemos e que sabemos valorizar no meio académico. Sendo a UC património da humanidade, pelo contributo que tem dado ao ensino, à ciência e à tecnologia em língua portuguesa, tratando-se a Uni-CV, de uma Universidade de um País de Língua Portuguesa, o reforço dos laços que desenvolvemos com esta Universidade levará a nossa instituição a singrar mais rapidamente e a caminhar mais eficazmente rumo à excelência, e em nobre companhia”.

“Queria aproveitar este momento especial para agradecer à Universidade de Coimbra, e à Associação de Antigos Estudantes de Coimbra, primeiro por nos associarem a esta iniciativa, convidando a Uni-CV a ser a instituição parceira. Em segundo lugar agradecer, em meu nome pessoal, em nome de toda a comunidade académica, pelos donativos que irão contribuir para a criação de um Fundo de Apoio ao Programa de Mestrado Integrado em Medicina. Este agradecimento é dirigido a todos e a todas que contribuíram de alguma forma para a sua efetivação, seja pela iniciativa, seja pela contribuição material ou pelas ações em prol da mesma”.

O Reitor da UC agradeceu em especial o Senhor Presidente da República de Cabo Verde, os membros do governo, amigos cabo-verdianos e portugueses que vieram de Portugal para este encontro. “É primeira vez que organizamos este encontro de antigos estudantes da UC fora de Portugal. De facto, ser em Cabo Verde é particularmente significativo por diversas razões, das quais realçarei a fortíssima ligação que existe entre as Universidades de Coimbra e de Cabo Verde bem representada no nosso conjunto de homenageados”.

A Embaixadora de Portugal em Cabo Verde afirmou que mais de 600 estudantes cabo-verdianos terão passado por Coimbra. Abre-se agora um leque de oportunidades para reforçar os laços entre Coimbra e  Cabo Verde o que contribui para que um maior número de jovens cabo-verdianos consigam entrar na Universidade portuguesa, por isso contamos com o vosso apoio. 

O Ministro de Negócios Estrangeiros e Comunidades agradeceu a Universidade de Coimbra pela excelente cooperação que tem com a Universidade de Cabo Verde, o que demonstra a excelência das relações entre Portugal e Cabo Verde. 

O Presidente da República de Cabo Verde sublinhou que Coimbra tem e terá sempre um significado especial nos nossos corações. Na verdade foi um encontro entre todos aqueles que conheceram, vivenciarem e interiorizaram nas respetivas gerações um espírito académico, único e abrangente, cuja revigoração ultrapassa fronteiras, nacionalidades, ideologias, género. Simbólico também é a organização deste evento da Associação de Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra fora de Portugal, na Cidade da Praia, Cabo Verde, assim como ter escolhido como parceira a Universidade de Cabo Verde, instituição pública que congrega o maior número de estudantes universitários do nosso país.   

Pin It