48429575_287437055453986_4755041559932567552_n.jpg

O Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) da Uni-CV, no âmbito do seu 10º aniversário, promoveu na sexta-feira, 14 de dezembro, no Tarrafal de Santiago, um workshop sobre “Masculinidade, álcool e outras drogas” com o objetivo de analisar, prevenir e promover mudanças comportamentais, sociais e culturais de adolescentes e jovens que consomem bebidas alcoólicas e outras drogas.

O workshop reuniu no auditório da Escola Secundária de Chão Bom, alunos, professores, especialistas e membros da comunidade que estão preocupados com os males que têm afetado a sociedade cabo-verdiana em consequência do uso abusivo do álcool.

 Tarrafal, como todas as cidades de cultura piscatória, sofre de grandes males sociais, que têm afetado o seu desenvolvimento em diversos aspetos. Álcool e outras drogas são uma realidade nesta cidade, o que muitas vezes acaba por ser uma das causas ou consequências da Violência Baseada no Género (VBG).

Por isso, o Inspetor da Inspeção Geral de Atividade Económica (IGAE), Elisângelo Monteiro, considerou que essa atividade é extremamente importante, principalmente no meio em que foi promovida uma vez que, “nesse terreno há oportunidade de trabalhar com os alunos e a comunidade, e fazê-los conhecer as ferramentas necessárias para conhecerem o que é bom ou prejudicial, para assim poderem desviar-se das más decisões”, diz.

Ainda o Inspetor da IGAE, garantiu que a IGAE está aberta para colaborar em todos os aspetos que forem necessários neste projeto. No período de um ano pretende criar grupos de trabalho entre jovens e famílias afetadas por esta problemática, com vista a promover uma atitude saudável e uma cidade livre de droga e álcool e mais segura naquela localidade.

A comunidade mostrou-se surpresa com os dados que foram apresentados pelo IGAE, por isso, Joaquim Tavares e Evelise Furtado avaliaram positivamente os temas que foram apresentados e apelaram a mais iniciativas do género, e afirmaram que a comunidade deve saber dos trabalhos que estão sendo feitos para combater o problema de álcool e outras drogas.

Este workshop contou com a parceria da Presidência da República, das Nações Unidas, do Ministério da Educação, do IGAE, da Câmara Municipal do Tarrafal e do Grémio Familiar do Tarrafal de Santiago.

Pin It