O Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde participou no Seminário de  Ensino e Formação de Bilingues entre a China e os Países de Língua Portuguesa, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2018, em Macau. O IC foi representado pela sua Secretária Executiva, Isa Nunes. O Seminário foi organizado pelo Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

 Isa_Nunes.png

As reuniões que decorreram na Universidade de Macau, contaram com a participação das principais Instituições de ensino superior da China, dos Países de Língua Portuguesa, bem como das empresas Macaenses, associações comerciais, associações de contabilidade, associações da auditoria e Associação dos Advogados de Macau, e visaram abordar a questão da procura de profissionais bilingues, em Chinês e Português, nos domínios económico, comercial, cultural e jurídico, e partilhar as experiências formação e ensino de bilingues nas respetivas áreas.

No futuro, continuar-se-á a promover ativamente os trabalhos de construção de uma “Base de Formação de Quadros Qualificados Bilingues em Chinês e Português” e do “Centro de Intercâmbio Cultural entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, reforçando o papel de Macau como plataforma.

O Seminário disponibilizou uma plataforma de diálogo e intercâmbio entre o sector académico, a educação e o sector comercial e industrial, servindo também para partilha de metodologias e ideologias pedagógicas avançadas entre especialistas prestigiados de língua portuguesa de institutos de ensino superior, nacionais e estrangeiros, dando apoio a Macau na formação de quadros bilingues profissionais correspondentes às necessidades do mercado, reforçando constantemente o papel de Macau como  plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

 Seminario_ic.png

Pin It