Na manhã de sexta-feira, do dia 2 de novembro, a delegação chinesa da Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão participou na III Reunião do Conselho Administrativo do Instituto Confúcio na Uni-CV e visitou algumas instituições em Cabo Verde.

Fez parte dessa delegação, o Reitor da Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão Professor Doutor Shi Youqi, o Diretor do Departamento da Divisão de Pesquisa da Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão e Diretor da Faculdade de Língua Chinesa, Professor Doutor Chen Yanhui, e a Diretora do Departamento Internacional da Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão, Sra. Cai Hong.

Acompanhados pelo Diretor Chinês do Instituto Confúcio na Uni-CV e pelo Pró-Reitor da Uni-CV Mário Lima, a equipa visitou o novo Campus da Uni-CV, em fase construção pela Empresa Chinesa Longxin.

A delegação foi recebida pelo Diretor das obras, Sr. Shi Jinyuan, que fez uma apresentação do projeto da construção do novo Campus e mostrou a sua motivação com esse projeto afirmando que o mesmo será concluído com sucesso. O Sr. Shi Youqi disse estar impressionado com o projeto, felicitou a empresa LongXin e considerou o projeto o ponto de partida para o fortalecimento das relações de cooperação entre Cabo Verde e China e, especialmente, entre as duas Universidades.

Visita-da-Delegação-chinesa.jpg

A delegação foi ainda visitar o Instituto Confúcio na Uni-CV onde os membros foram calorosamente recebidos pela Diretora Ermelinda Tavares, professores voluntários chineses, alunos e funcionários do Instituto Confúcio. Visitaram as salas de aula, a biblioteca e ficaram impressionados com os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Confúcio ao longo desses anos. O Sr. Shi Youqi classificou o progresso do Instituto Confúcio e os trabalhos realizados a um nível elevadíssimo enaltecendo o trabalho dos professores voluntários chineses no ensino do mandarim, o empenho dos alunos, a dedicação dos funcionários e a orientação e gestão dos Diretores e felicitou o Instituto, desejando que o mesmo continue a sua caminhada rumo ao sucesso. A equipa do IC agradeceu à missão pela visita que terminou com um almoço convívio.

Visita-da-delegação-chinesa-2.jpg

A Delegação esteve na Embaixada da República Popular da China, onde foi recebida pelo Conselheiro Político, Sr. Wang, em substituição ao Sr. Embaixador. O Sr. Wang falou dos trabalhos realizados pela Embaixada nesses 40 anos de Relações Diplomáticas e de Amizade entre Cabo Verde e China, que têm sido um sucesso e têm apresentado resultados muito positivos para ambas as partes. O Sr. Shi agradeceu à Embaixada da China pelo apoio incondicional que tem proporcionado ao Instituto Confúcio desde a sua criação até a presente data.

Visita-de-D.-China-v-.jpg

A Delegação teve um encontro com a Magnífica Reitora da Uni-CV, considerado um ponto alto e que visou estreitar a cooperação entre as duas Universidades no que tange à implementação de programas de intercâmbio, mobilidade e de pesquisa científica. A Magnífica Reitora ofereceu um certificado de reconhecimento ao Reitor da Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão pelo apoio que tem dado ao Instituto Confúcio ao longo desses anos.

visita-da-Deleg-china.jpg

A reunião do Conselho de Administração do Instituto Confúcio contou com a presença da Magnífica Reitora da Uni-CV e Presidente do Conselho, Professora Doutora Judite Nascimento; do Reitor da Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão, Professor Doutor Shi Youqi; do Pró-Reitor da Universidade de Cabo Verde e membro do Conselho, Professor Doutor Mário Lima; do Presidente da AMICACHI e membro do Conselho, Dr. José Correia; do Diretor do Departamento da Divisão de Pesquisa da Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão e Diretor da Faculdade de Língua Chinesa, Professor Doutor Chen Yanhui; da Diretora do Departamento Internacional da Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão e membro do Conselho, Sra. Cai Hong; da Diretora Nacional do Instituto Confúcio na Uni-CV, Mestre Ermelinda Tavares e do Diretor Chinês do Instituto Confúcio, Professor Doutor Zhou Fuqiang.

A reunião foi liderada pela Reitora da Uni-CV e Presidente do Conselho, que iniciou com uma apresentação da história e do percurso da Universidade de Cabo Verde, enaltecendo o papel do Instituto Confúcio na internacionalização e o desenvolvimento sustentável da Educação na Universidade de Cabo Verde. Na sequência, os Diretores do Instituto Confúcio apresentaram os relatórios de balanço das atividade realizadas em 2018; o Plano orçamental de 2018 do IC; o Plano de Desenvolvimento do IC (2018- 2022); a implementação do Mandarim e Chinês nos cursos de graduação na Universidade de Cabo Verde e o Regulamento de Gestão e Segurança do IC. O Reitor da Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão, Professor Doutor Shi Youqi, agradeceu à Universidade de Cabo Verde pelo apoio e ao IC.

Finalmente, a presidente do Conselho fez o resumo da reunião com a aprovação, pelos membros do conselho, dos relatórios e planos apresentados pelos Diretores do IC e proposta de integração dos Diretores Local e Chinês como membros efetivos desse Conselho.

 visita-delega-china.jpg 

Pin It