Fragata-Literaria.jpg

A universidade de Cabo Verde recebeu, na sexta-feira, 02 de outubro, na Biblioteca do campus de Palmarejo uma doação enquadrada no projeto “Fragata Literária” da Embaixada do Brasil traduzida em cerca de 190 exemplares de livros para as áreas, designadamente de Pedagogia, Geografia, História, Serviço Social, Gestão Pública e Empresarial, Direito, Ciências Agronómicas e de Matemática.

A “Fragata Literária” é um projeto gerado na Embaixada do Brasil com a intenção de que todo o navio brasileiro que passar pela cidade da Praia proporcione uma doação de livros a entidades cabo-verdianas, isto baseado na história que aconteceu em 1981, com o Capitão da marinha brasileira, Tenente Eduardo Leal Fereira que “quando chegou ao porto da Praia, pensava que as pessoas que aguardavam o navio o faziam porque queriam alimentos ou roupas, entretanto elas queriam livros”.

Durante a cerimónia simbólica de entrega dos livros, a Reitora agradeceu essa oferta que irá contribuir para modernizar e diversificar o acervo bibliográfico da Uni-CV.

“Essa doação vai acrecentar e enriquecer de que maneira o nosso acervo.Um dos grandes desafios que a universidade tem é melhorar o acervo bibliográfico. Essa doação vem em boa hora no momento em que integramos o antigo Instituto Universitário de Educação e criámos uma nova faculdade que tem uma biblioteca com muito poucos livros”, diz.

Ainda, de acordo com Judite Medina Nascimento, esse momento de reforço das bibliotecas físicas, junta-se a mais duas outras doações já efetivadas: das obras de Darcy Ribeiro e uma outra oferecida pela marinha brasileira, no passado mês de março.

Para o embaixador do Brasil, Dr. João Carlos Leitão, é gratificante contribuir para a educação Cabo-verdiana, tendo garantido que, durante o seu mandato, esse fluxo será mantido seguindo a linha do projeto “Fragata Literária”.

Ainda, durante o ato, a Reitora da Uni-CV, Judith Medina Nascimento, em nome de toda comunidade académica, através do Embaixador do Brasil, parabenizou e desejou sucessos ao novo governo brasileiro liderado pelo presidente recém-eleito, Jair Bolsonaro, esperando que contribua para o reforço de cooperação que se tem desenvolvido entre as diversas universidades brasileiras e a Universidade de Cabo Verde.

Essa doação aconteceu na presença de funcionários, estudantes, dirigentes e membros da equipa reitoral.

Pin It