UniCV---ONU.jpg

A Universidade de Cabo Verde recebeu ontem, 17 de outubro, no campus de Palmarejo, uma doação da ONU-Habitat em torno de 400 exemplares dentre publicações, livros e relatórios de pesquisa no âmbito de temas urbanos sobre o Planeamento Urbano, Desenho Urbano e Ordenamento do Território; Legislação Urbana, Terra e Governação Local, entre outros que versam as Cidades e o Urbanismo para área de Geografia.

Durante a cerimónia de entrega dos livros, a Reitora agradeceu a oferta que vai acrescentar qualidade ao acervo de determinados cursos, vai provocar um impacto na Uni-CV e ajudar no processo de investigação e divulgação de conhecimento.

“Esses materiais terão grande importância para os nossos estudantes e para os investigadores, podem ser utilizados para o processo de ensino-aprendizagem, assim como para a investigação e vão enriquecer o acervo que nós já temos nos domínios do Desenvolvimento Urbano, da Resiliência Urbana e Normativas Urbanas”, apontou.

Segundo a Reitora, a Uni-CV está a negociar com a ONU-Habitat a possibilidade de implementar um Mestrado em Resiliência Urbana e Desenvolvimento Urbano, garantindo-se o engajamento da academia no âmbito da Nova Agenda Urbana, também com a introdução de Cursos Profissionalizantes, além de Graduações e Pós-graduações em Geografia e Ordenamento do Território e do Ambiente e Desenvolvimento.

Por sua vez, a Coordenadora da ONU-Habitat em Cabo Verde, Janice da Silva, afirmou que a ONU-Habitat tem toda a abertura em poder colaborar para a efetivação do Mestrado em Resiliência Urbana e Desenvolvimento Urbano. Realçou que a entrega desses materiais didáticos é uma forma de contribuir também para a implementação da Nova Agenda Urbana com o fomento de pesquisas a nível do desenvolvimento local e urbano, no quadro do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) e incentivar as academias nas pesquisas e investigações das questões urbanas.

Esta ação da ONU-Habitat enquadra-se no programa global da organização UN-Habitat/UNI, que visa promover a cooperação entre a ONU-Habitat e as instituições de ensino superior, bem como facilitar o intercâmbio e a cooperação entre universidades a nível global no âmbito dos dois anos da Conferência HABITAT III, que aconteceu de 17 a 20 de Outubro de 2016.

Pin It