Vista-presidente-da-republica.jpg

A Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Medina do Nascimento defende que deve haver uma política de financiamento sustentável para o ensino superior. Essa declaração foi feita durante a visita, à Uni-CV do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca na terça-feira, 16 de outubro para conhecer a estrutura orgânica da universidade pública, e ter uma noção do estado de saúde da universidade e dos desafios que mesma tem pela frente.

Segundo a Reitora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), as políticas de financiamento do ensino superior devem ser feitas a partir de um diagnóstico que possibilite “desenhar estratégias que permitem a perenidade e a sustentabilidade do sistema”, reiterando que “a gestão do ensino superior, com base nos resultados, é a melhor forma para poder estabelecer parâmetros e medir a evolução”.

Defendeu ainda, que a questão deve ser debatida com todas as entidades e outras universidades. “Estamos abertos para conversar com o governo, sobretudo no tipo de bolsas que devem ser atribuídas aos nossos estudantes. Penso que devem existir vários tipos de bolsas: bolsa de mérito, bolsa de mérito cívico mas também, bolsas sociais e apoios sociais”, disse Judite Nascimento.

Por outro lado, a Uni-CV contínua a desenhar estratégias para negociar, com o governo, a FICASE, as câmaras municipais e os alunos, para poder resolver o problema do financiamento.

Por sua vez, o Presidente da República sugeriu que a Universidade de Cabo Verde deve encontrar outras formas de financiamento, para além dos 34% financiados pelo Estado à universidade pública, visando a sustentabilidade do ensino superior.

Entretanto, Jorge Carlos Fonseca anunciou para Novembro a realização de um “Fórum sobre o Estado do Ensino Superior em Cabo Verde”, convencido que se está num momento em que é possível uma reavaliação, para que as mazelas e dificuldades possam ser corrigidas e vencidas.

Depois da reunião com a equipa reitoral, Jorge Carlos Fonseca seguiu para uma visita guiada ao Campus de Palmarejo, com enfoque nos laboratórios.

A visita  do Presidente da República à Uni-CV terminou  com uma conversa aberta com alunos, no auditório do Campus da ENG, onde foram trocadas impressões sobre o pulsar do funcionamento da instituição e preocupações sobre o funcionamento, financiamento e sustentabilidade do ensino superior no arquipélago.

 

Pin It