Comunicação Social e Cidadania é o sexto livro publicado pelo docente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Uni-CV, Professor Silvino Évora. A cerimónia de lançamento que decorreu no dia 9 de junho teve como palco o auditório do Campus do Palmarejo.

Com auditório cheio, sendo o público maioritariamente constituído por alunos, jornalistas, docentes e investigadores, equipa reitoral da Uni-CV e, ainda, pelo Presidente da Camara Municipal de São Miguel e deputados nacionais. A obra foi apresentada pelo jornalista Carlos Santos, e pela diretora da Agência Reguladora da Comunicação Social (ARC) Arminda Barros.

O jornalista Carlos Santos apresentou o livro como sendo “ mais uma obra de grandes fogos que reabre a tampa para futuros projetos na área da comunicação social”. E ainda apresentou as primeiras páginas como uma preocupação “de demonstrar de forma inequívoca onde se encaixa a comunicação social na engrenagem do sistema democrático…” pois o autor destaca o papel do jornalismo na promoção da cidadania ativa. O apresentador recomendou redobrada atenção ao capítulo “da blogosfera cabo-verdiana à cidadania global” pois nele “o autor enaltece o papel que a blogosfera vai desempenhar, mais que facilitar o acesso do individuo à informação vai facilitar o aceso da informação individual ao espaço publico mediático”.

Arminda Barros, por sua vez, abordou os capítulos que versam sobre a “política e comunicação social e construção democrática”, realçando que o mais importante contributo do livro é “avançar conhecimento científico sobre as políticas e praticas da comunicação social e os contextos que as moldam”. Apresentou o livro como algo que “fornece ferramentas para que sejam esclarecidos muitos capítulos da história recente da imprensa em Cabo Verde.” Acentuou a questão do imediatismo e que não figura como desculpa para um mau jornalismo. Arminda Barros reiterou o papel da comunicação social na construção da cidadania apresentado na obra.

O autor tomou a palavra para agradecer ao público que encheu o auditório.  A cerimónia de apresentação contou com a declamação de poemas do próprio autor realizada por alguns dos seus alunos.

35225487_1837898689564679_6751517254476627968_n.jpg

Pin It