Os Professores doutorandos em Sistemas Energéticos e Alterações Climáticas (SEAC), Silvestre Baptista e Jorge Tavares, apresentaram artigo científico na XXª Conferência Internacional de Ambiente em Língua Portuguesa, que se realizou na Universidade de Aveiro, de 8-10 de maio de 2018.

Universidade_Aveiro.png

O artigo científico desenvolvido pelos Professores Mestres Jorge Tavares e Silvestre Baptista, afetos à Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade de Cabo Verde, intitulado “Energia e Alterações Climáticas em Cabo Verde”, foi apresentado sob a modalidade de comunicação oral.

Resumo do artigo

A exploração desenfreada de fontes de combustíveis fósseis para produção de energia tem colocado em causa a sustentabilidade do planeta Terra. Assim, a exploração de fontes renováveis de energia é uma necessidade. Cabo Verde, apesar de ter uma grande potencialidade a nível das fontes renováveis, principalmente eólica e solar, consome uma quantidade considerável de petróleo e seus derivados, para produzir energia elétrica através das Centrais Térmicas, contribuindo assim para degradação do meio ambiente através de emissões dos Gases de Efeito de Estufa (GEE) e outros poluentes. Pretende-se com este trabalho, estudar aspetos proeminentes dos recursos eólicos e solares em Cabo Verde, principalmente a nível da exploração, impacto económico, social e ambiental e vulnerabilidade às alterações climáticas.

Pin It