A Presidente do conselho diretivo da Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECCA), Professora Isaurinda Baptista, participou enquanto especialista na área de solos, na VIII Sessão de trabalho do Painel Intergovernamental Técnico de Solos (ITPS) e no Simpósio Mundial sobre Poluição do Solo que se realizaram em Roma, de 30 de Abril a 04 de Maio.

O ITPS é um painel técnico, constituído por 27 especialistas provenientes de todas as regiões do mundo (África, Europa, América, Austrália e Asia), que foi criado pela FAO para fornecer aconselhamento científico e técnico, bem como orientação sobre questões globais de solos, primeiramente para a Parceria Global de Solos (Global Soil Partnership – GSP/FAO) e também aos pedidos específicos de instituições regionais e internacionais. A Doutora Isaurinda Baptista representa a região africana neste painel desde 2013, tendo participado na elaboração de vários documentos técnico-científicos tais como: a carta mundial de solos; o relatório do estado mundial dos recursos de solos; o guia voluntário para a gestão sustentável do solo; artigo cientifico sobre “Recursos mundiais do solo estão ameaçados”; mapa mundial de carbono do solo; Código de conduta sobre uso de fertilizantes, entre outros.

No simpósio mundial sobre “Poluição do solo”, a Presidente da ECAA participou ativamente enquanto membro da comissão cientifica na avaliação da qualidade dos trabalhos a serem apresentados e na moderação de sessões temáticas. O simpósio debruçou sobre 4 temas principais: a) Poluição do solo nos terrenos agrícolas e outros tipos de usos; b) Impacto da poluição do solo na produção e seguranças dos alimentos, no ambiente e na qualidade de vida humana; c) Remediação de áreas poluídas; d) Desenvolvimento de politicas e valores de referencia para a poluição do solo e a situação global da poluição do solo. Participaram 522 participantes de 100 países, num total de 190 apresentações, sendo 112 orais e 78 posters.    

grupo ITPS.jpg

Pin It