A Vice-Reitora, Profª Astrigilda Silveira, participou na Conferência Internacional de Ambiente em Língua Portuguesa (CIALP) e no XX Encontro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP), na Universidade de Aveiro, de 8 a 10 de maio de 2018, em representação da Magnífica Reitora, Prof. Judite Nascimento.

O XX Encontro da REALP envolve a parceria entre Universidades e Institutos Politécnicos de Portugal, do Brasil, de Angola, de Cabo Verde e de Moçambique, e ainda os Ministérios do Ambiente e as Agências de Financiamento CAPES, FCT e CNPq.

O lema da CIALP - "Ambiente e Direitos Humanos" – assume que a proteção dos direitos humanos e a proteção do ambiente estão intrinsecamente ligados e se reforçam mutuamente. Os direitos fundamentais do Homem, reconhecidos em 1948 com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, são relacionados com o ambiente, pela primeira vez, em 1972, no âmbito da Declaração de Estocolmo. Esta estabelece a relação entre a degradação ambiental e o usufruto dos direitos humanos, abrindo caminho ao reconhecimento internacional da dimensão ambiental dos direitos humanos. Mais recentemente, a Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresenta-se como um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, visando os ODS a concretização dos direitos humanos de todos, equilibrando as 3 dimensões do desenvolvimento sustentável: económica, social e ambiental.

Na reunião do Conselho Superior da REALP foi apresentado o ponto de situação de resultados da primeira edição do Doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais (DGPA) da Universidade de Cabo Verde, um curso de reconhecimento internacional. O Programa que está a decorrer com sucesso, conta com a participação de trinta e três docentes das 15 instituições de ensino superior em rede, do Brasil, Portugal, Moçambique, Angola e Cabo Verde e já despertou o interesse de outras universidades para abertura das edições seguintes.

O Projeto Pedagógico do DGPA contempla uma proposta inovadora, com uma abordagem interdisciplinar e com uma proposta estruturante. Esta proposta estruturante deve assegurar o efeito multiplicador do DGPA, evitando que após a titulação os doutores se dispersem nas suas unidades. Como tal, faz parte do Projeto a implementação de um Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade que absorverá os doutores formados no DGPA.

A primeira Edição do Doutorado começou em janeiro de 2016 na Uni-CV. Dos 14 alunos selecionados, 13 concluíram a parte curricular com sucesso e hoje estão a desenvolver as suas teses com a orientação de professores da Universidade de Cabo Verde, de universidades brasileiras e portuguesas, em áreas de interesse para uma gestão sustentável do ambiente em Cabo Verde.

Na sessão de abertura da REALP intitulada “Desafios da Cooperação em Português para a Sustentabilidade”, no âmbito do DGPA, foram apresentados os testemunhos de uma cooperação Atlântica por dois estudantes do DGPA e dois Professores da Universidade de Cabo Verde em mobilidade em Portugal, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian/UNICV/REALP, e por uma professora convidada que incidiu sobre os seguintes temas:  

  • Mobilidade de alunos de doutoramento (Fundação Calouste Gulbenkian/UNICV/REALP)
  • Euclides do Santos – Literacia ambiental e comunidades insulares sustentáveis.
  • Paulino Monteiro – A sustentabilidade da Pesca em Cabo Verde. Desafios e perspetivas.  
  • Mobilidade de Docentes (Fundação Calouste Gulbenkian/UNICV/REALP)  
  • João Paulo Madeira – Desafios Ambientais dos pequenos estados insulares. 
  • Sandra Maria Freire – Qualidade do Ar na cidade da Praia.  

    Convidada (Aga Khan Development Network /Fundação Ciência e Tecnologia) Maria Romeiras – Recursos genéticos vegetais nas ilhas de Cabo Verde.

Ainda, no âmbito da CIALP, os Professores Jorge Tavares, Silvestre Baptista, João Paulo Madeira da Universidade de Cabo Verde e os Professores João Nildo Vianna da Universidade de Brasília e Manuela Morais da Universidade de Évora apresentaram trabalhos de investigação desenvolvidos em Cabo Verde com os seus orientandos.

IMG_2619-4.jpg

Pin It