PONTOCHINESA.jpg

Pela primeira vez, o Instituto Confúcio na Uni-CV, lança a 1ª Edição do concurso de Proficiência em Língua Chinesa para Estudantes Universitários Estrangeiros, conhecido também como "Ponte Chinesa", nesta sexta-feira, dia 25 de maio, às 18 horas, no Campus de Palmarejo. O vencedor irá representar Cabo Verde na sua fase eliminatória que decorrerá na China, competindo com mais de 120 países.

A cerimónia da abertura contará com a presença do Embaixador da República Popular de China em Cabo Verde, Sr. Du Xiaocong e da Reitora da Uni-CV, Professora Judite Medina do Nascimento.

Esse concurso terá a participação dos estudantes universitários que já têm um conhecimento do mandarim e da cultura chinesa, onde terão a oportunidade de demonstrar os seus conhecimentos da língua e cultura chinesa e as suas habilidades artísticas.

O concurso oferece aos estudantes universitários a oportunidade de trocar as suas experiências no estudo da língua chinesa, bem como ajudar a encontrar um caminho efetivo para estudar a sociedade e a cultura do país.

“Ponte Chinesa” é um concurso organizado pelo Instituto Confúcio em todos os países do mundo envolvendo a língua e a cultura chinesa. É destinado aos estudantes de 18 a 30 anos de idade, de nacionalidade não chinesa, nascidos e criados em países exteriores, e estudantes de língua estrangeira que não falam chinês.

O conhecimento da língua e da cultura Chinesa, o conhecimento artístico e a apresentação oral do tema “Um Mundo Uma Família” são os três pilares a serem avaliados. O vencedor terá como prémio uma bolsa de estudos de 6 meses na China.

Nesta 1ª Edição em Cabo Verde, contará como membros da comissão e dos jurados, a Reitora da Uni-CV, o Embaixador da República Popular de China em Cabo Verde, o Conselheiro Económico da Embaixada da China, Sr. Song Bo, o Secretário do Embaixador da China Sr. Zhang Zhu, o representante dos empresários chineses em Cabo Verde Sr. Zhao Huajian, o Presidente do AMICACHI Sr. José Correia, e os Diretores do Instituto Confúcio Sr. Zhou Fuqiang e Sra. Ermelinda Tavares.

O vencedor será anunciado no final do evento.

O Instituto Confúcio é uma instituição de formação sem fins lucrativos, assente no princípio da cooperação entre a República Popular da China e outros países amigos e parceiros, com o objetivo de divulgar e melhorar no mundo a compressão da língua e da cultura chinesas.

Até dezembro de 2015, 500 Institutos Confúcio e 1000 Salas de Aula, em 134 países e regiões, foram instalados pela China, com mais de 1,9 milhões de estudantes inscritos.

Sendo o primeiro Instituto Confúcio a instalar-se em Cabo Verde - o Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde – estabeleceu-se em fevereiro de 2015, no quadro da cooperação entre a Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão – China e a Universidade de Cabo Verde.

Pin It