A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Uni-CV realizou a V Jornada Académica de Enfermagem, sob o lema, “Saúde é um direito humano”, no âmbito da comemoração do dia Internacional do Enfermeiro. A V Jornada teve lugar no dia 15 de maio, no Auditório da Uni-CV, Campus do Palmarejo.

A sessão da abertura foi realizada pelo Pró-Reitor para a Área de Graduação e Formação Profissionalizante, Professor Doutor João Cardoso, acompanhado da Coordenadora do Grupo Disciplinar de Enfermagem, Professora Deisa Semedo, e do Presidente da FCT, Professor Elvis Chantre Lopes.

O Presidente da FCT avançou que o curso da Enfermagem é muito acarinhado e tem representado muito bem a universidade, “não temos que esperar por excelente qualidade só para depois dar o primeiro passo”, afirmou.

“Na atualidade, os enfermeiros estão mais visíveis e podem ser mais apreciados por aquilo que são do que aquilo que fazem, mais pelas suas virtudes do que pelos seus conhecimentos e ações. As pessoas acabam por esquecer que um profissional, de qualquer área que seja, ele também é humano”, sublinhou a Coordenadora do Grupo Disciplinar de Enfermagem.

Por sua vez, o Pró-Reitor para a Área de Graduação e Formação Profissionalizante, começou por dar os seus parabéns pela organização e afirmou, “o lema mostra perfeitamente aquilo que muitos devem saber, porque a saúde é um direito de todos independentemente da condição social ou financeira”.

A Coordenadora do Grupo Disciplinar de Enfermagem frisou que o propósito da V Jornada Académica de Enfermagem é criar um momento para os estudantes, futuros enfermeiros.

“Este ano fizemos a V Jornada Académica de Enfermagem para promover uma reflexão, porque os cuidados não é só a parte prática também tem a parte científica e a parte científica só é conhecida através de jornadas/congressos onde são apresentados os trabalhos de investigação”.

O lema escolhido pelo Conselho Internacional de Enfermagem (ICN), quer alertar para o fato de a saúde não chegar a todos e mostrar que os enfermeiros podem ter um papel fundamental na disseminação do acesso aos cuidados.

A V Jornada Académica de Enfermagem debruçou-se sobre 3 painéis: Representação da Enfermagem enquanto profissão; Enfermagem em proximidade com a comunidade; e Enfermagem em ação.

O evento teve momentos musicais protagonizados por Batchard, Edzana Almeida, Hilario Silva e Clotilde Rodrigues.

O ato de celebração do dia dos enfermeiros contou com a presença dos estudantes do curso de Enfermagem da Uni-CV e de outras universidades assim como docentes, enfermeiras(os) e outros.

Click na imagem para ver mais fotografias.

V Jornada Académica de Enfermagem: “Saúde é um Direito Humano”

Pin It