A "Formação Pedagógica no Ensino Superior: uma ferramenta (in)dispensável?” é o tema central da conferência que a Universidade de Cabo Verde vai promover através das Faculdades de Ciências e Tecnologia, e de Ciências Sociais, Humanas e Arte, no próximo dia 9 de maio, às 16h30, no Auditório do Campus de Palmarejo.

A Conferência é proferida pela Pró-Reitora da Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora da Escola Doutoral da NOVA - NOVA Doutoral School, Professora Patrícia Rosado Pinto, que também coordena o Gabinete de Desenvolvimento Profissional dos Docentes desta universidade, onde é responsável pela oferta de formação pedagógica aos docentes e pela produção de material pedagógico de suporte à atividade educativa.

As necessidades atuais de um ensino superior cada vez mais diversificado e competitivo exigem dos docentes uma série de competências, nomeadamente pedagógicas, que estão para além dos domínios científico e técnico das suas áreas de investigação. A importância de uma sólida formação pedagógica dos docentes é sublinhada por muita da investigação nesta área, bem como pelos organismos de promoção da qualidade do ensino nas instituições de ensino superior.

Nesse âmbito, a conferência organizada pela Universidade Cabo Verde irá também abordar o Ensino Superior de hoje, Pedagogia do Ensino Superior, a Formação Pedagógica dos Professores do Ensino Superior e as Unidades de Assessoria Pedagógica nas Instituições de Ensino Superior.

A oradora é doutorada em Ciências da Educação (Formação de Professores) e, na Faculdade de Ciências Médicas/NOVA Medical School (NMS), exerce há mais de vinte anos a função de Directora do Gabinete de Educação Médica. Tem estado envolvida em diversos programas nacionais e internacionais de Formação Pedagógica de docentes e no domínio da Educação Médica Continuada, em atividades de consultoria, tanto na Europa, como nos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Formação-Pedagógica.jpg

Pin It