Os investigadores da Universidade de Cabo Verde, as Professoras Doutoras Judite Medina do Nascimento, atual Reitora da Uni-CV, Fátima Fernandes, atual Curadora da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, e o Professor Doutor Manuel Brito-Semedo, proferiram comunicações no VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (VIII EELP), sábado, dia 21 de abril, no auditório da Escola de Negócios e Governação.

A Reitora da Uni-CV e a Curadora da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (CBCV) apresentaram a comunicação intitulada “Desenvolvimento Urbano e Literatura”.

“O que seriam as correntes como o impressionismo, o naturalismo, o modernismo, o cubismo e outros ismos que nós estudamos na literatura se não tivessem o motivo inspirador, o espaço e a relação que o autor estabelece com o espaço” questionou a CBCV.

“O nosso olhar de geógrafo tenta compreender essa relação do surgimento dos elementos estéticos que surgem na paisagem pela ação dos agentes de transformação do espaço, que são os residentes, os agentes como a autarquia na cidade da Praia”, explicou a Reitora da Uni-CV que exemplificou com o bairro de São Paulo, que surge numa ribeira, com casas com caraterísticas especificas bem com uma ocupação do espaço de forma linear.

Por sua vez, o investigador, Manuel Brito-Semedo, apresentou a comunicação “António Nunes, o Poeta do Quotidiano Crioulo”. “O poeta António Nunes fixou-se em Lisboa em 1940, onde conviveu com neorrealistas dos quais fazia parte de entre outros, Manuel de Fonseca, Francisco José Terreiro e Henrique Teixeira de Sousa”, afirmou durante a sua intervenção.

A VIII EELP decorreu no âmbito da celebração dos 160 anos da Cidade da Praia e homenageou Jaime de Figueiredo, que foi conservador da Biblioteca Municipal, ensaísta, crítico, dramaturgo e artista plástico.

O encerramento foi presidido pelo Ministro do Estado e Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire.

Mais fotografias no flickr

Investigadores da Uni-CV proferem comunicações no VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

Pin It