IMG_5742-2.jpg

O auditório da Escola de Negócios e Governação (ENG) da Uni-CV, foi o palco do  fórum Bolsa de Valores de Cabo Verde, sobre o tema “Operadores de Bolsa, Intermediários Financeiros e Brokers”, na quarta-feira, dia 18 de abril.

A sessão solene da abertura contou com a presença da Reitora da Uni-CV, Professora Judite Medina do Nascimento, do Administrador Executivo da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Engenheiro Isidoro Gomes e do Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e Presidência do Conselho de Ministros, Dr. Fernando Elísio Freire.

A Reitora da Uni-CV sublinhou a importância da Bolsa de Valores de Cabo Verde pelos seus 20 anos ao serviço da economia cabo-verdiana. “Os impactos da existência desta instituição em Cabo Verde, sobretudo para economia nacional, são visíveis”.

O Administrador Executivo da Bolsa de Valores de Cabo Verde, sublinhou que o objetivo do Fórum passa por auscultar, partilhar e refletir essencialmente o que os investidores, as acionistas os operadores de bolsas de nível intermediário e as comunidades querem e que resposta podem dar, enquanto mercado regulamentar, mas, reforçou, estes são também momentos de muita aprendizagem de formação e informação.

Por sua vez, o Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e Presidência do Conselho de Ministros avançou a necessidade de “uma solução urgente” para o desafio do financiamento, sobretudo, no contexto da graduação de Cabo Verde a País de Rendimento Médio e face à persistência de défices no que respeita ao acesso ao financiamento por parte das micro, pequenas e médias empresas e aos instrumentos de apoio à internacionalização de empresas cabo-verdianas.

“Sem investimento produtivo não há crescimento económico sustentável e sem financiamento às empresas não há condições para que estas prosperem”, argumentou.

O fórum continuou com varias comunicações, nomeadamente “A sofisticação do mercado Financeiro e de Capitais na era Digital”, “Intermediação Financeira em Cabo Verde: Riscos, Desafios e Oportunidades” e “Home Broker como instrumento para negociação no mercado de capitais via internet”.

Mais fotografias no flickr

 

Fórum Bolsa de Valores de Cabo Verde

Pin It