Captura de ecrã 2018 05 10 às 08.45.48
BANNERREVISTA-DE-CIÊNCIA-&-TECNOLOGIA.jpg
 
O 1º número da Revista de Ciência e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde (RCT), em versão eletrónica disponível como PDF, foi dado à estampa em 2013 e objetivou divulgar trabalhos de investigação científica na área de ciência e tecnologia. O número 1 abrangeu temas tão diversos como as pescas, a sustentabilidade do desenvolvimento tecnológico, a contaminação das águas do Porto Grande, o planeamento urbano em ilhas, as escavações subterrâneas e os conceitos matemáticos. As contribuições vieram de docentes da Uni-CV e de elementos da diáspora. Volvidos 5 anos, eis que as Edições Uni-CV lançam mais um volume da RCT, que pode ser acessado através do link http://rct.unicv.edu.cv
 
A RCT é vista como uma ferramenta estratégica para a formação e difusão do conhecimento científico que se faz na Universidade e fora dela. O caminho percorrido foi longo, desafiador, mas com o empenho e a perseverança de uma nova equipa editorial conseguiu-se concretizar o objetivo proposto.  Pretende-se que a RCT possa ser uma ferramenta de contacto e diálogo entre a Africa, a Europa e a América Latina, estando  Cabo Verde como centro dessa triangulação, dada a sua situação estratégica e posição geográfica.
 
As áreas abordadas nesta edição são Biodiversidade, Ciências Biológicas e Saúde, Engenharia Civil e Geografia.
 
A Universidade de Cabo Verde está empenhada e vai incentivar o aumento da produção científica em quantidade e em qualidade. A presente edição constitui um ponto de viragem e de aferição do formato de gestão de artigos para uma Plataforma de Open Source à nossa realidade, seguindo a tendência internacional atualmente em vigor. Efetivamente, esperamos uma qualidade crescente das nossas publicações científicas, numa ótica de internacionalização, via indexação. Que os investigadores avaliem este instrumento e traduzam o seu interesse em artigos, contributos que vão prestando à ciência que significa acima de tudo partilha e discussão interpares.
 
A Uni-CV aposta seriamente em manter a continuidade da RCT e, por isso, pretende colocar, com a brevidade possível, um call for papers esperando dar um novo número a publicação até final do ano de 2018. 
 
Pin It