41280308721 17d4cc0e37 zA Quercus Cabo Verde em parceria com a Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA) da Universidade de Cabo Verde, entregou os prémios da primeira edição do PRÉMIO JOVEM INVESTIGADOR ECAA, no passado dia 7 de março, em São Jorge dos Órgãos, iniciativa patrocinada pela QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Após a entrega dos prémios foi ministrada uma palestra subordinada ao tema "Alterações climáticas e efeito de estufa" proferida pelo Presidente da QUERCUS-Portugal, Eng. João Branco.

O 1º Prémio foi entregue a Jocelina Carvalho, cujo o tema do trabalho de fim de curso  (TFC) é “Prática da Queima do Restolho na Agricultura Familiar. Estudo de Caso na Localidade de Rui Vaz. Concelho de São Domingos”. O 2º Prémio foi entregue a Eloisa Tavares, cujo o tema do TFC é “Impacto Sócio Ambiental de a Sistemas Agroflorestais na Bacia de Ribeira Seca. A estudo de Caso de Ribeirão Galinha – Matão”. O 3º Prémio ficou com Airy Garcia, com o tema do TFC “Agricultura Urbana e Periurbana na Cidade da Praia. A sua Adaptabilidade Climática e Necessidade Hídrica”.

Este prémio visa premiar trabalhos de fim de curso produzidos por jovens licenciados, do curso de licenciatura em Agronomia e Ambiente da Universidade de Cabo Verde. É um Prémio de reconhecimento público e incentivo aos jovens pesquisadores e integra as ações previstas na estratégia de desenvolvimento das linhas de pesquisa estabelecidas nesta Unidade Orgânica da Uni-CV, nos domínios da Agronomia e do Ambiente.

O regulamento de avaliação obedeceu a três critérios:

Mérito científico - Pertinência, objetividade e originalidade; adequação do título, da introdução e da revisão de literatura; respeito pelos Princípios Éticos em Pesquisa; pertinência e adequabilidade da metodologia utilizada análise de dados e resultados com base na análise da articulação teórica e metodológica da interpretação; qualidade das conclusões, baseada na avaliação da fundamentação e coerência com os objetivos e alcance e qualidade do texto e da apresentação.

Aplicabilidade dos resultados à solução de problemas concretos da realidade cabo-verdiana nos setores concernentes.

Originalidade do trabalho e relevância para o tema da sustentabilidade ambiental e/ou para a conservação da natureza e dos recursos naturais.

QUERCUS entrega prémio Jovem investigador da ECAA

Pin It