A Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA) da Uni-CV realizou um Workshop regional “Pequenas Explorações Agrícolas, Pequenas Empresas de Alimentos e Segurança Alimentar Sustentável”, com diversas instituições ligadas ao setor agroalimentar, intuições de governação regional e agricultores, no dia 28 de fevereiro, tendo como palco as instalações da própria ECAA.

O workshop foi realizado no âmbito do projeto SALSA HORIZON 2020 – Small Farms Small Food Business Sustainable Food and Nutrition Security e contou com a presença de diversas instituições ligadas ao setor agroalimentar, intuições de governação regional e agricultores.

Os objetivos que motivaram este workshop foram: desvendar os processos que regem o sistema alimentar regional; determinar os fatores de governança que impulsionam os níveis de contribuição das pequenas explorações para a segurança alimentar e nutricional; identificar a respetiva interpretação do termo "segurança alimentar e nutricional" em cada região de referência. Ainda, verificar os efeitos individuais e as relações entre os três principais atores (influências do estado, redes e normas e mercados) e deduzir a narrativa de género da governança em cada região de referência

No decurso do Workshop foram discutidas questões nomeadamente a definição de segurança alimentar, mercados. Redes e normas, principais influências do Estado na segurança alimentar, desafios e oportunidades para as pequenas explorações na região, questões de género, inovações e choques do sistema agroalimentar da ilha de Santiago.

Workshop Regional

Pin It