Adilson_semedo.png Foi publicado no passado mês de janeiro, no Dossiê Cultura e Religião, da revista científica PragMATIZES – Revista Latino Americana de Estudos em Cultura, ano VII, nº 13, (ABR/2017 a SET/2017), o artigo «As Reestruturações do Sentido de Pertença à Igreja Católica nos Bispados de D. José Colaço, D. Paulino Évora e D. Arlindo Furtado: Adaptação ou Resistência às Mudanças Políticas e Culturais em Cabo Verde» da autoria de Adilson Filomeno Carvalho Semedo, Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde.

O referido artigo relaciona a reestruturação dos sentidos de pertença à Igreja Católica de Cabo Verde com as transformações culturais, políticas e religiosas que marcam a contemporaneidade neste arquipélago. Apresenta a «pertença como institucionalização», «pertença como tradição/memória» e «pertença como compromisso» como os paradigmas dominantes na história da Igreja Católica em Cabo Verde, e discute o significado cultural da transição da «pertença como tradição/memória» para a «pertença como compromisso», que é transversal aos bispados de D. José Colaço, D. Paulino Évora e D. Arlindo Furtado.

PragMATIZES – Revista Latino Americana de Estudos em Cultura – tem como foco e escopo aprofundar as discussões teóricas necessárias a uma época em que tecnologia, cultura e arte se mesclam. Visa uma perspetiva interdisciplinar da Cultura e da Arte consoante com as perspetivas do curso de Produção Cultural e o Mestrado em Cultura e Territorialidades, ambos da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro-Brasil. Rege-se pelo processo de avaliação pelos pares, de modo que todos os artigos publicados são revisados por pareceristas de notório saber, resguardado o anonimato dos autores para uma avaliação mais acurada.

A Revista tem uma periodicidade semestral e, seguindo a política de acesso livre, oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, de modo que o Dossiê Cultura e Religião e o artigo do Professor Adilson Semedo estão disponíveis na rede em: http://www.pragmatizes.uff.br/index.php/ojs/issue/view/20/showToc

Pin It