1.jpgDurante os dias 5 a 7 de fevereiro o docente e investigador, Prof. Doutor Vladmir Silves Ferreira, da Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA), participou na Reunião de alto nível sobre agricultura familiar e desenvolvimento sustentável da CPLP promovida pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural do governo Português e a CPLP com apoio da FAO e outros parceiros.

O propósito desta reunião, que reuniu ministros, investigadores e representantes da sociedade civil de todos os países lusófonos, foi criar condições e compromissos políticos para a implementação das diretrizes da agricultura familiar na CPLP. Nesta reunião foram aprofundadas duas das diretrizes: a diretriz 1, que trata do reconhecimento da agricultura familiar e a diretriz 5, que trata da produção e acesso aos mercados. No âmbito da CPLP, o conselho de segurança alimentar e nutricional vem sendo animado pelos seus mecanismos de facilitação da participação da sociedade civil, das universidades, dos parlamentares e do setor privado.

O fortalecimento do mecanismo de participação das universidades vem sendo viabilizado graças ao apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. O projeto permitiu a presença de representantes das universidades dos países lusófonos na reunião. Ficou também decidido a realização de um levantamento de oportunidades, prioridades e competências na área do ensino, pesquisa e extensão na CPLP e a realização de duas escolas de verão, uma no Brasil e outra em Moçambique, em maio e setembro respetivamente.

Na reunião do mecanismo das universidades foi ainda proposta a criação de um grupo de trabalho, que atuará como um “Grupo de Interesse Especial” da plataforma NutriSSAN para desenvolver uma proposta de formação de quadros para o ensino superior na CPLP com a criação de linhas de pesquisa específicas e inovação dos currículos. Também será intensificada a cooperação entre as universidades para o fortalecimento das ações nos territórios nos quais essas instituições estão inseridas.

docente da ECAA parcitica na reuniao de alto UNICV.png

Pin It