ex-docente-unicv.jpg

17-baptista-200x300.jpgA ex-docente da Universidade de Cabo Verde, investigadora cabo-verdiana, Marlyse Baptista é coautora do estudo sobre “Crioulo de Cabo Verde: DNA, dados de fala revelam história de evolução genética e linguística”, em colaboração com uma equipe interdisciplinar de geneticistas e linguistas. A investigadora e sua equipa descobriram que a língua crioula de Cabo Verde, ao largo da costa noroeste da África, passou por várias gerações de uma forma que imita em grande parte a forma como os genes são transmitidos dos pais para filhos.

Os pesquisadores - todos com laços com a Universidade de Michigan - contribuíram para um estudo de primeira classe que explorou as conexões entre características genéticas e traços linguísticos. Coletaram amostras de DNA dentro da população de língua crioula de Santiago, a principal ilha de Cabo Verde. Também gravaram dados de fala das mesmas pessoas para estudar seus idiolects - a maneira específica e única de falar uma língua.

A língua falada em Cabo Verde é o Kriolu, uma mistura de línguas europeias e africanas que entraram em contato durante o comércio de escravos transatlânticos portugueses. Os linguistas sabem há muito tempo que o crioulo ainda mostra impressões das línguas africanas faladas pelos escravos que povoaram a ilha de Santiago a partir de 1461. Ao mesmo tempo, os geneticistas conhecem há muito tempo que as relações entre as populações e suas línguas têm muito em comum.

O estudo, o primeiro a olhar para ambos os genes e idiolects dentro do mesmo conjunto de indivíduos, revela que os genes e as características linguísticas derivadas de África foram transmitidos de forma semelhante nas famílias ao longo das gerações, de modo que os cabo-verdianos individuais mantêm vestígios das suas características genéticas de ascendência em seus idiolects.

Ao colecionar DNA de falantes nativos de Kriolu nascidos em Santiago e comparando os seus padrões de variação genética com outras populações africanas, europeias e americanas, os pesquisadores mostraram que a mistura genética em Cabo Verde reflete a história conhecida de ilhas povoadas por escravos sengambianos da África Ocidental e colonos portugueses entre os séculos XV e XIX.

Os pesquisadores registraram dados de fala de Kriolu dos mesmos sujeitos que contribuíram com dados genéticos e identificaram palavras cujas origens eram portuguesas ou africanas, ou uma convergência de ambas. Tabularam as frequências de palavras nos padrões de fala e compararam a frequência total de palavras de origem africana com a proporção de ascendência genética africana de cada indivíduo. Encontraram uma correlação significativa entre a fração de ascendência genética africana e a fração de palavras derivadas de africanos usadas por um indivíduo.

Além disso, o estudo indicou que o local de nascimento dos pais é  um forte preditor de padrões de frequência de palavras de um indivíduo, independentemente do local de nascimento do indivíduo.

"Este resultado indica que o contato com outros membros da comunidade e com fontes como a rádio e a televisão é insuficiente para erradicar os padrões de fala transmitidos dos pais para filhos em Cabo Verde", disse Paul Verdu, um dos principais autores do estudo.

O co-autor Verdu, um professor de linguística da UM, disse que as correlações genético-linguísticas observadas também podem ser explicadas por fatores socioculturais e como os indivíduos constroem a sua própria identidade e a forma de falar para refletir a sua origem genética percebida.

As descobertas aparecem na última edição da Current Biology.

Marlyse Baptista, Professora de Linguística, estuda a interface de morfossintaxe em idiomas pidgin e crioulos. Ela também examina teorias de criação de linguagem e mudança de idioma; o seu trabalho atual investiga os processos cognitivos envolvidos em situações de contato e enfoca o papel da convergência na génese crioula. A investigadora está atualmente envolvida em três projetos colaborativos: um experimento psicolinguístico testando a hipótese de convergência na gênese crioula (com Susan Gelman e Erica Beck), um projeto que usa dados de campo para documentar a variação da linguagem em Cabo Verde (com Saidu Bangura, docente da Uni-CV, Eric Brown e Emanuel de Pina) e um projeto de reconstrução da ascendência das populações fundadoras de Cabo Verde (com os geneticistas Paul Verdu e Noah Rosenberg).