casa_ciencia_unicv.jpgO anfiteatro da Reitoria foi palco do Primeiro Congresso de Iniciação Científica promovido pela Casa da Ciência da Uni-CV.  Assim, no dia 9 de fevereiro, os estudantes do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV apresentaram os resultados dos trabalhos de investigação, fazendo do evento o ponto de partida para uma investigação mais aprofundada nas áreas apresentadas.

A cerimónia de abertura foi presidida pela Pró-reitora de Investigação e Pós-Graduação, Professora Doutora Sónia Silva, que considerou muito importante o programa de iniciação cientifica porque é a partir do mesmo que se explora o interesse pelo conhecimento cientifico e a investigação e considerou que as áreas de biologia e química são áreas com um campo muito vasto para pesquisas.

O congresso iniciou com a apresentação de uma palestra proferida pelo Prof. Rui Freitas intitulada “O Arquipélago de Cabo Verde: notas da sua história natural, oceanografia e vida marinha”. Depois foi a vez dos estudantes apresentarem os seus resultados de investigação.

Foram apresentados 6 posters, designadamente: “Ocorrência de Enteroparasistas nas Águas Residuais da ETAR e nas praias de Kebra Kanela, Prainha e Gamboa, da Cidade da Praia”, “Perceção dos jovens de Ponta D’ Água sobre os Riscos do Álcool na Degradação Hepática”, “Caracterização físico-química e microbiológica da água dos bebedouros no Campus de Palmarejo”, “Fatores que influenciam o insucesso escolar dos estudantes com 3 anos de permanência na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV”,  “Ocorrência de enterobactérias em alimentos comercializados em estabelecimentos alimentares ao redor da Uni-CV na localidade de Palmarejo” e o “Controlo de qualidade do pescado – Qualidade de Decapterus macarellus vendido nas ruas e mercados da Cidade da Praia”

 Ocorrência de Enteroparasistas nas Águas Residuais da ETAR e nas praias de Kebra Kanela, Prainha e Gamboa, da Cidade da Praia

O estudo mostra que a água da ETAR, assim como a das praias de kebra kanela, Prainha e da Gamboa apresentam um alto nível de contaminação parasitária que pode vir a provocar sérios problemas à saúde da população. Durante o estudo foram recolhidos cinco litros de água nos locais de amostragem supracitados, nos meses de dezembro de 2017 e janeiro de 2018. As amostras foram analisadas com o método de Ritchie no laboratório de Biologia da Universidade de Cabo Verde. Os resultados indicaram ampla diversidade parasitária, nomeadamente: Giardia lamblia, Blastocistos hominis, Ascaris lumbricoides, Entamoeba coli, E. histolytica e Eimeria sp. Também ficou demostrado que 100% das amostras encontravam-se contaminadas com pelo menos dois parasitas e a água da ETAR, da Gamboa e Prainha apresentam maior variabilidade parasitária.

Perceção dos jovens de Ponta D’ Água sobre os Riscos do Álcool na Degradação Hepática

O objetivo foi conhecer a perceção dos jovens de Ponta D’Água sobre os riscos do álcool para as doenças hepáticas. Os resultados permitem-nos considerar que o Alcoolismo é um problema grave em Cabo Verde, e há necessidade de mais campanhas de consciencialização acerca das causas do consumo do álcool.

Caracterização físico-química e microbiológica da água dos bebedouros no Campus de Palmarejo

Com este estudo concluiu-se que a falta de informação, a contaminação microbiológica, a forma de uso, a quantidade e a falta de manutenção poderão agravar a situação e recomenda-se um estudo para obtenção de resultados mais aprofundados.

Fatores que influenciam o insucesso escolar dos estudantes com 3 anos de permanência na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV

 Na investigação foi possível observar que os fatores ligados ao insucesso escolar estão fortemente associados ao estudante, mas também dependem de fatores externos ao mesmo. Os resultados da análise estatística das informações recolhidas a partir do questionário demostraram que a maioria dos inquiridos (N=113) situam-se na faixa etária de 19 a 34 anos, com prevalência no sexo masculino nos cursos de engenharia mecânica, civil, informática e eletrotécnica e maior frequência no sexo feminino com pelo menos uma disciplina em atraso.

 Ocorrência de enterobactérias em alimentos comercializados em estabelecimentos alimentares ao redor da Uni-CV na localidade de Palmarejo

O estudo concluiu que a elevada presença de contaminação por enterobactérias nessas amostras sugere maior cuidado no que toca às boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos, a fim de evitar infeções e intoxicações alimentares.

Controlo de qualidade do pescado – Qualidade de Decapterus macarellus vendido nas ruas e mercados da Cidade da Praia

O Mercado de Plateau é aquele que apresenta melhor média de categoria de frescura do peixe, ou seja, com melhor qualidade, enquanto Mercado Sucupira, Palmarejo Calú, Palmarejo Rua e Rua Sucupira apresentam as piores médias.

Recomendou-se que as autoridades devem investir ainda mais em estudos e pesquisas e que aproveitem as universidades, sobretudo os alunos, que apesar de não receberem nenhum financiamento, demonstraram empenho e força de vontade e desenvolveram um excelente trabalho.

A Diretora da Casa da Ciência na Cidade da Praia, Mara Abu-Raya, adiantou que os projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Iniciação Científica englobam as áreas de Saúde Pública, Ensino e Ambiental.

Mais fotografias no flickr

Estudantes da Uni-CV apresentam resultados de investigação

Pin It