Juan_gonzlez.png 

Juan.pngA Faculdade de Ciências e Tecnologias da Uni-CV, através do seu Grupo Disciplinar de Matemática e Estatística realizou o seminário “Programação matemática para alguns problemas logísticos de carreira aérea regional”, ministrado pelo professor Catedrático Juan José Salazar González, na sala 115, do Campus de Palmarejo, no dia 6 de fevereiro de 2018.

A matemática sempre ajudou o Homem a resolver os problemas ao longo do tempo, e este seminário apresenta a forma como a matemática se torna fundamental para a resolução de problemas de companhia aéreas (domésticas e regionais). No seminário, foi demonstrado o uso da otimização matemática, no dia a dia de uma companhia aérea regional neste caso a Binter Canárias.

“A matemática é muito importante para as linhas aéreas, não só as linhas aéreas grandes, mas também as regionais. A matemática é importante para todas”, salientou o Professor Catedrático.

 O professar Juan José almejou um modelo matemático que garanta a maximização dos resultados obtidos, no campo da planificação logística da Binter Canárias, tendo em atenção que em Espanha uma companhia aérea vai à falência por ano. Para solucionar possíveis problemas relacionados com a afetação de frotas, o roteamento das aeronaves, a combinação de tripulantes e os problemas da tripulação de uma operadora aérea regional, sem que isso se reflita muito na economia da empresa, o Professor Catedrático apresentou um modelo matemático direcionado para o caso da companhia Binter Canárias.

Pin It