DSC09003-2.jpgO Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Educação e a Universidade de Cabo Verde, inauguraram, no passado dia 29 de janeiro, o Edifício Reabilitado do Antigo Liceu Gil Eanes.

A cerimónia contou com a presença de Sexas. a Ministra da Educação, Maritza Rosabal, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, o Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves e da Reitora em substituição da Uni-CV, Astrigilda Silveira. Docentes, discentes da Uni-CV e demais ilustres convidados das instituições públicas e privadas de Cabo Verde também marcaram presença no evento.

Sexas. o Ministro de Negócios Estrangeiros de Portugal e a Ministra da Educação de Cabo Verde deram início ao evento com o ato simbólico de corte da fita e descerramento da placa de inauguração. 

Através do seu discurso, a Sra. Ministra da Educação abordou de forma sintética a história do edifício, realçando as personalidades ilustres que aí estudaram e deram grandes contributos para o país, não deixando de referir a importância dos demais alunos que por ali passaram, que apesar de não serem figuras com tanto destaque público, também contribuíram para o desenvolvimento do país. A Dra. Maritza Rosabal aproveitou a ocasião para reforçar os sinceros agradecimentos ao Governo Português, por apoiar o desenvolvimento de Cabo Verde, tanto em termos de qualificação dos recursos humanos, como na preservação do património cultural. Nessa mesma linha, destacou a importância do Campus do Mar, a ser implementado brevemente em S.Vicente, que vai contribuir para se alcançar o conceito de economia azul.

DSC09038-2.jpgNo seguimento, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, após os cumprimentos a todos os presentes, realçou o interesse do Governo Português em colaborar na reabilitação do edifício dada a memória intrínseca da arquitetônica portuguesa nele presente. O edifício foi construído em 1917, durante a colonização portuguesa, tendo sido utilizado até hoje como centro educativo de excelência.

Por sua vez, o Sr. Presidente da CMSV reiterou a importância da cooperação luso cabo-verdiana, agradecendo o esforço e empenho do Governo Português pela colaboração contínua.

A cerimónia terminou com uma visita guiada às instalações recém-reabilitadas do Antigo Liceu Gil Eanes, agora ocupadas pela Universidade de Cabo Verde, mais especificamente, pela Reitoria, pelas Delegações da Escola de Negócios e Governação e da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes e pela Casa da Ciência do Mindelo.

Esta última, que se encontrava fechada devido às obras de requalificação, foi reaberta no seguimento do evento, permitindo agora a retoma do projeto de promoção e desenvolvimento da cultura científica e tecnológica, com especial enfoque na educação para a inclusão.

 Mais fotografias no flickr

Inauguração do Edifício Reabilitado - Antigo Liceu Gil Eanes – e Reabertura da Casa da Ciência do Mindelo

Pin It